Programas sociais desenvolvidos pela Fundec impactam a região

Em 5 anos, mais de 10 mil pessoas foram atendidas na Clínica Psicológica da faculdade Unifadra
03/04/2013

Milhares de pessoas de Dracena e região são impactadas pelos programas sociais das unidades mantidas pela Fundec: faculdade Unifadra, escolas técnicas CEP/UME e Colégio Anglo-CID. A faculdade Unifadra mantém a Clínica Psicológica, que atende crianças, jovens e adultos gratuitamente. Em 5 anos de funcionamento, foram mais de 10 mil atendimentos sem custo. A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), parceria que envolve também a Unesp e a Prefeitura de Dracena, já está em sua 6ª turma. A Unati de Dracena é referência em todo o Estado de São Paulo. No total, 190 idosos participaram do programa nestes últimos anos. O programa Viva a Vida atende hipertensos e diabéticos de Dracena e região, com apoio dos cursos de Enfermagem e Educação Física. Em 2009, a Fundec e suas unidades escolares desenvolveram o "Juntos no Bairro", que levou cultura, educação e entretenimento para os bairros de Dracena. Já em 2010, o projeto "Legião Cultural" percorreu escolas estaduais levando música e conscientização para os estudantes. A faculdade Unifadra ainda participa do Dia da Responsabilidade Social, realizado anualmente em todo o país. São oferecidos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cultura, educação e esporte. Outro programa de repercussão em todo o Estado de São Paulo é o Inclusão Digital "Os primeiros passos na informática", que já atendeu mais de 250 de crianças de 4 e 5 anos de Dracena. Para 2013, as inscrições já estão abertas para as aulas que são oferecidas nos laboratórios de informática da Fundação. O curso de Ciências Biológicas da Unifadra desenvolve ações na área ambiental com plantio de mudas e parceria na gestão dos parques estaduais. O curso de Educação Física, além de participar da Unati, Viva a Vida, desenvolve campeonatos com a participação de entidades da região. Já o curso de Psicologia desenvolve na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atendimento a agressores e agredidos num trabalho de conscientização e humanização. A Proeduc, do jogador Edu Dracena, é outra parceira da Fundec, que promove diversas ações sociais para incluir jovens carentes no ensino profissionalizante. Edson Kai, diretor executivo da Fundec, disse que esses são alguns dos programas desenvolvidos que beneficiam a comunidade regional e que os cursos de cada unidade desenvolvem ações para a população, gerando benefícios diretos a milhares de pessoas do município e da região. No próximo dia 13 de maio, a Fundec irá completar 45 anos de fundação.