Armadilhas combatem proliferação do mosquito Aedes aegypti e mobiliza alunos do Anglo-CID

14/04/2016

As ações continuam no Colégio Anglo-CID Dracena dentro do programa de combate à dengue desenvolvido na escola. No ultimo mês, os alunos receberam instruções e construíram armadilhas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A partir de garrafas pet, foram confeccionadas 100 armadilhas pelos alunos do 2º ano e 3º ano do ensino médio e 2º ano do ensino fundamental. Depois disso, as informações foram passadas na reunião de Pais e Mestres da escola, e os alunos divulgaram para os pais e comunidade a missão de erradicar o Aedes aegypti. "O mosquito não é atraído para a residência pela armadilha. Ele é atraído pelo sangue de que precisa para gerar seus ovos. A armadilha entra nessa história como agente aprisionador. A fêmea do mosquito irá depositar seus ovos que posteriormente ficarão presos na armadilha, sem conseguir dar sequência à proliferação natural", comentou Celso Tatizana, idealizador da proposta de erradicação do Aedes aegypti, e proprietário da Caltech Informática, de Presidente Prudente. "Agregamos a atividade dentro do programa O Líder em Mim", disse Tatiana Froio, coordenadora pedagógica do colégio. A direção e a coordenação do Anglo-CID deverão estender essa confecção das armadilhas aos funcionários da Fundec, para que assim se possa atingir um número maior de casas na busca do controle e erradicação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. Sua procriação se dá em locais com água parada, e é de extrema importância que se faça um combate sem trégua e se eliminem os focos de criação do mosquito.