Mito ou verdade: alunos do Anglo-CID investigam, na prática, experimento científico

16/03/2018

Os alunos do 8º ano do Colégio Anglo-CID investigaram um experimento científico por meio de uma atividade prática para descobrir se era um mito ou se era verdade. A atividade fez parte da aula de Física da professora Rosana Socha, no dia 7 de março, e despertou nos jovens o curiosidades sobre fatos físicos vistos em vídeos do Youtube.
O vídeo investigado foi o “Estourando pipoca com o celular”, com mais de 95 mil visualizações no site Youtube. Os alunos utilizaram o vídeo para observar e tentar comprová-lo na prática e explicar comportamentos de fenômenos naturais. Nesse vídeo, estudantes mostram pipoca estourando com a radiação do celular, tentando provar que a radiação desse aparelho seria nociva à saúde.
Instruídos pela professora, os alunos (em grupos) descreveram o experimento, propuseram questões ao fenômeno observado e, seguindo a metodologia científica, propuseram hipóteses como “os grãos de milho estouram porque os celulares, quando recebem as ligações, fornecem energia para eles através das suas ondas eletromagnéticas”.
“Os grupos reproduziram o experimento inúmeras vezes em sala e perceberam que o milho não estourava. Eles chegaram a pensar que estavam fazendo algo errado, pois tinham certeza que o grão estouraria. Ao final, concluíram que suas hipóteses deveriam ser rejeitadas, pois o fato não ocorreu. Apesar das frequências das ondas eletromagnéticas dos celulares e do forno de micro-ondas serem semelhantes, a potência conjunta de 3 ou 4 celulares é muitíssimo inferior à potência de um micro-ondas”, explicou Rosana Socha
“Como professores de Ciências, é nosso papel instruir nossos alunos sobre a imensa quantidade de fatos científicos inverídicos que diariamente se espalham pela internet, acentuadamente por meio das redes sociais”, destacou Rosana.