Edson Kai participa de Encontro Internacional de Reitores na Espanha

O diretor executivo da Fundec representou a Fundação no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, uma rede ibero-americana de universidades e politécnicos, em Salamanca, Espanha, no Palácio de Congressos e Exposições de Castilla e León.
24/05/2018

O evento contou com a presença do Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão inaugural do evento, ao lado do rei da Espanha Felipe VI, do secretário-geral da OCDE Angel Gurría e da presidente da rede Universia e do banco Santander Ana Botín.

O encontro teve o tema “Universidade, Sociedade e Futuro”, e reuniu representantes de academias de países como Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Perú, México e Colômbia.

“O IV Encontro Internacional de Reitores Universia celebrou o VIII Centenário da Universidade de Salamanca, que ofereceu um espaço de debate em que os peritos de todo o mundo aprofundaram as bases da Universidade, o seu presente e futuro imediato. Participaram mais de 700 reitores e representantes académicos de todo o mundo, personalidades da política, de empresas e de instituições nacionais e internacionais”, refere um comunicado sobre o evento.

“Os debates ocorreram em três eixos temáticos de especial interesse para o mundo acadêmico: formar e aprender num mundo digital; investigar na Universidade, um paradigma em revisão; e a contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial”, comentou Edson Kai.

As conclusões do encontro foram apresentadas na terça-feira, ficando registradas na ‘Declaração de Salamanca’, “com o compromisso das autoridades e reitores assistentes para que a Universidade avance, através de ações concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI”.

A conferência de encerramento ficou a cargo do microbiólogo da Universidade de Alicante, Francis Mojica, pesquisador na área dos genomas e edição genética, terminando o encontro com um ato presidido por Ana Botín e pelo presidente do Governo de Espanha Mariano Rajoy.

Os três encontros anteriores de reitores ibero-americanos realizaram-se no Rio de Janeiro em 2014, que também contou com a presença do diretor executivo da Fundec, Edson Kai; Guadalajara (México) em 2010, e em Sevilha (Espanha) em 2005.