Anglo-CID Dracena conquista o tricampeonato no Concurso Internacional Visual Class no ENETEC 2018

31/10/2018

Os alunos do 1º e 6º anos do ensino fundamental do Colégio Anglo-CID conquistaram novamente o 1º lugar no XII Concurso Internacional Visual Class, realizado no 10º ENETEC (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), em Presidente Prudente/SP, no último dia 26 de outubro. Em um evento com mais de 500 pessoas, os alunos do Anglo-CID se destacaram com seu projeto “Preconceito: não deixe isso fazer parte da sua vida”, trazendo para casa a melhor colocação do concurso. O projeto utilizou o software educacional Visual Class, e foi elaborado pelos alunos do 6º ano juntamente com os professores Marcelo Sobrinho, Aline Siqueira, Sueli Coragem, Marcel Freire, e os auxiliares de sala, sob orientação da direção, vice-direção, coordenação pedagógica, e da assistência técnica de Hegimara Bifon.
Os alunos participaram das apresentações com vídeos, danças, teatro, atividades e imagens, tudo sendo apresentado no tempo máximo de 10 minutos. O tema teve foco nos diversos tipos de preconceito existentes em nosso meio, em situações simples do dia a dia. O trabalho de base do ensino fundamental do Anglo-CID Dracena destaca-se pela importância que possui na formação intelectual dos estudantes com o propósito de consolidar uma intervenção eficaz na conquista da educação ética e cidadã, além de oportunizar procedimentos que estimulem o prazer pela leitura e a habilidade de usar a escrita para se expressar com eficiência, despertando o senso de pesquisa e a utilização lógica, consciente, construtiva de sua autonomia e autoria de pensamento.
O evento contou com autoridades como o deputado Ed Thomas, prefeitos, secretárias de educação, diretora da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), reitores de universidades e dirigentes de instituições educacionais de vários estados.
A escola também foi brilhante na torcida com o 6º ano levando um “grito de guerra”, dizendo que devemos deixar o preconceito longe de nossas vidas. Segundo a vice-diretora do Anglo-CID Tatiana Pelisson Froio, esta foi a terceira vez que os alunos ganharam a primeira colocação nesse concurso. "Foi uma conquista muito esperada! Esse trabalho é apresentado pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental, encantando a todos com a veracidade com que eles representam. Também é um estímulo a mais para nossos alunos buscarem novas conquistas", completou.
O evento tem como organizador o consultor em tecnologia Celso Tatizana, da Caltech, idealizador do software Visual Class. O Anglo-CID utiliza o software para os alunos do ensino fundamental trabalharem de forma multidisciplinar, agregando as tecnologias à educação. Segundo a diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava, o colégio também utiliza o programa Kid Class no programa Inclusão Digital. “O programa Kid Class é uma sequência do programa Visual Class, desenvolvido com crianças de 5 anos, de escolas de Dracena. O Inclusão Digital é um trabalho voltado para os primeiros passos na informática em um ambiente virtual sadio, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos que participam deste projeto conseguem dar continuidade ao aprendizado no decorrer dos anos escolares”, comentou a diretora.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, que esteve presente no evento, disse que o diferencial de nossa escola em relação aos demais concorrentes no concurso, foi a capacidade e o talento de nossos alunos do 1º ano do ensino fundamental, que competiram com alunos de 5º e 6º anos de outras escolas, dando uma belíssima demonstração de aprendizado baseado na construção de conhecimento do Ser Humano.
“Em 2017, os alunos do 1º ano já haviam dado mostras desse trabalho que vem sendo realizado com êxito, conquistando também o 1º lugar no concurso”, comentou.
Kai ainda parabenizou toda a equipe do Colégio,os pais que sempre incentivaram seus filhos e estiveram presentes no evento, além dos alunos que conquistaram este tricampeonato para o Anglo-CID.