Alunos do Projeto de Robótica do Colégio Anglo-CID são vice-campeões no Torneio Brasil de Robótica

A equipe “Vem pro Lego, Vem”, do Anglo-CID, conquistou o 1º lugar na etapa regional e, agora, foi vice-campeã na etapa nacional, na categoria Tecnologia e Engenharia do Torneio Brasil de Robótica.
14/12/2018

A equipe “Vem pro Lego, Vem”, participou da final nacional do Torneio Brasil de Robótica, nos dias 8 e 9 de dezembro, realizada no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte/MG, e trouxe para casa o prêmio de vice-campeã. O evento é promovido pela R2E e Zoom Education for Life e esta é a primeira vez que o Anglo-CID participa do torneio.

A equipe “Vem pro Lego, Vem” é formada pelos alunos do Anglo-CID Ana Flávia Vargas, Gabriel Teixeira, Gabriela Scatulin, Giulia Lobo, José Henrique Oliveira, Juliana Cantadori, Leandro Malta, Pedro Scatulin, Matheus Bovareto, sob a orientação da Profa. Ma. Amanda Matreiro (técnica), e da coordenadora pedagógica da escola Patrícia Nakamura (mentora).

Com o tema “Ação para o trânsito seguro”, os alunos se consagraram com o 2° lugar na categoria Middle Tecnologia e Engenharia. A categoria contava com critérios em 23 tópicos estruturais e conceituais sobre o desenvolvimento técnico do robô, sendo alguns deles: estrutura flexível e robusta para manuseio, design definido e harmonioso, lógica de programação, inovação tecnológica, dentre outras. O evento contou com 78 equipes participantes de todas as partes do Brasil, sendo que 60 eram da mesma categoria que a equipe “Vem pro Lego, Vem”.

A diretora do Anglo-CID destacou que a conquista se deve ao engajamento dos alunos, à formação acadêmica e capacitação prática que foram adquiridas e aprimoradas a partir das aulas de Educação Tecnológica, inseridas na escola desde 2009, do Torneio Interno praticado todos os anos na instituição, em parceria com a ZOOM Education for Life. Nossos alunos conquistaram no último mês o 1º lugar da competição regional na cidade de Pompéia/SP, na categoria geral e a consequente classificação para esta etapa nacional.

“Mais que uma junção meramente para competição e conquista de troféus e medalhas, os integrantes tiveram a oportunidade de aprender habilidades essenciais como: trabalho em equipe, união, superação de desafios, resolução rápida de situações-problema, pesquisa científica, aplicação de ações que melhoram a vida da comunidade, além da amizade que perdurará muito”, comentou a diretora. Além disso, contaram com a ajuda de toda a comunidade na participação de pesquisas referentes a trânsito, exposição de trabalhos na Câmara Municipal e no Conseg, divulgação no Instagram.

A equipe deixa seu agradecimento especial aos pais desses alunos que lutaram para que essa conquista fosse possível e também aos patrocinadores que permitiram a estadia da equipe em BH: Prefeitura Municipal de Dracena, Academia Corpo de Mulher, Almeida Tintas, Tempersul/Vidrosul, Vida Prev, Trans  Rapal, Top Center Atacado, Santa Helena Home Center, Coimma, Desfran, Bismark Casa dos Parafusos, Drapema, Lu Martinelli, Hotel das Dracenas, Dracerauto, Ottoboni, Residencial São Paulo, Dra. Raffaela C. Lopes, Seishi Yoshimura, Fisk Dracena, Loja Maria Maria, e os vereadores Milton Polon, Pedro Trabuco, Cláudio José Pasqualeto, Ailton Lorensetti, Victor Palhares, Juninho do Esporte, Kielse Muniz e Higor Tossato.

A premiação pertence a todos, pois é a representatividade de Dracena no país. Esse prêmio mostra o crescimento e a capacidade da nossa cidade. Que a conquista estimule a busca pelo conhecimento em todos e, que pela tecnologia ciência, mudemos o que está ao nosso alcance.

DEPOIMENTOS

“Este foi o primeiro ano que os alunos participaram do Torneio Brasil de Robótica. Assim, não esperávamos que chegassem tão longe. Como mãe e incentivadora desse grupo, sempre acreditei no potencial e no enorme esforço desses jovens e, por isso, trabalhamos pra tornar esse sonho uma realidade. Para isso foi fundamental a ajuda dos colaboradores, pais e professores. Essa conquista significa muito pra esses jovens não somente como conhecimento técnico, mas também uma experiência para a vida. Valeu a pena!!!” – Sandra Scatulin, mãe dos alunos Gabriela e Pedro (9º ano)

“Acompanhar meu filho Matheus no Torneio Brasileiro de Robótica me trouxe muitas recompensas. Conheci muitas pessoas maravilhosas, tive o prazer de conviver com essa equipe, que passou a fazer parte da minha família. Tive o prazer de ver o amadurecimento, o respeito, o amor e a união dessa família chamada “Vem pro Lego, Vem”. Torci muito e chorei de alegria com a vitória dessa equipe, da qual tenho muito orgulho. Senti que fiz parte de um acontecimento grandioso. Obrigada por me deixar fazer parte da conquista de vocês. Amo todos.” – Márcia Cristina Bigonha Bovareto Nascimento, mãe do aluno Matheus (9º ano)