Física na prática: alunos do Anglo-CID fazem experimento para descobrir as calorias dos alimentos

10/04/2019

Você já se perguntou de que forma alguém determinou que o valor energético de cada 100g de banana é, aproximadamente, 90 kcal? A Profa. Ma. Rosana Socha trabalhou o assunto por meio de experimentos na disciplina de Física, com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Anglo-CID, na última semana.
A professora mostrou que uma maneira de determinar o valor energético de um alimento é aproveitar sua completa combustão para aquecer certa massa de água. “Aferindo-se a variação de temperatura da água, é possível determinar a quantidade de energia liberada na queima do alimento. Em tese, essa é a energia liberada na queima do alimento”, explicou Rosana.

O EXPERIMENTO:
Para ilustrar o assunto estudado, os alunos fizeram uma experiência em laboratório, onde queimaram castanha-do-pará e sua energia foi utilizada para aquecer a água. A massa da água e da castanha foram medidas com balança, depois verificaram a temperatura inicial da água e, após a queima da castanha, mediram a temperatura final, descobrindo a variação de temperatura. Depois disso, com cálculos simples, foi possível calcular a quantidade de energia que certa massa de castanha possui. Por ser uma atividade experimental simples, desconsideraram as perdas de energia para o meio.
A professora destacou que é importante que o alunos vejam a aplicação prática da Física em algo que utilizamos no cotidiano, que é a quantidade de calorias dos alimentos.