Tecnologia e educação: alunos do Anglo-CID usam ferramenta WebQuest na aula de Física

29/07/2019

Tecnologias educacionais expandem a experiência de aprendizado do aluno, fazendo com que o ensino fique mais dinâmico e interativo. Neste sentido, a professora Rosana Socha deu uma aula de Física bastante interativa para os alunos do 8º e 9º anos no dia 26 de junho. A professora usou a ferramenta WebQuest, que é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na internet.
Nessa atividade, os alunos montaram equipes de quatro integrantes e jogaram uns contra os outros na busca de respostas às questões propostas pela professora. “Eram questões longas, que requeriam muita interpretação, trabalho em equipe e paciência para chegar às respostas que são construídas a partir de pesquisas na internet.  Os alunos podiam usar os computadores e celulares. O objetivo da atividade, além de difundir a ciência e assuntos da atualidade, foi promover o trabalho conjunto dos alunos, a importância da interpretação e da busca pelos sites corretos”, explicou Rosana Socha.
Trata-se de uma atividade que possibilita ao aluno testar seus conhecimentos e sua capacidade de pesquisa, incentiva o uso da internet para o aprendizado, promove a aprendizagem cooperativa  e desenvolve a capacidade de compreensão, cooperação e criatividade na resolução de problemas. Além de aprender, os alunos se divertiram muito. Haja concentração!