Anglo-CID reforça que estudar após a aula facilita aprendizado

Direção e coordenação pedagógica do Anglo-CID Dracena com material didático do Sistema Anglo/Brasil
14/03/2013


Estudar a matéria dada pelo professor logo após a aula faz toda a diferença no aprendizado. A explicação científica para isso é a chamada memória de curto prazo. Por isso, vale a regra repetida há anos no Colégio Anglo-CID Dracena e no Sistema Anglo de Ensino: "Aula dada é aula estudada", afirma o professor Arruda, coordenador geral pedagógico do Sistema Anglo. "Na aula, você entende a matéria, mas o aprendizado é outro estágio", diz. Quando se faz uma conta de cabeça, por exemplo, os números são armazenados na chamada memória de curto prazo. No córtex cerebral fica a memória de longo prazo; entre esses dois arquivos do cérebro há uma memória de duração intermediária, onde ficam as matérias reestudadas, repetidas para o cérebro. "Por isso, se o aluno deixar para estudar a matéria no dia seguinte, o aproveitamento vai ser menor. Com o estudo diário, o aluno armazena o conteúdo na memória de longo prazo", explicou. Ainda de acordo com Arruda, vinte minutos de estudo em casa para cada nova matéria é o esquema ideal. "Vamos supor que você teve seis aulas no dia. Você teria que estudar pelo menos quatro horas à tarde - duas horas, meia hora de intervalo, e aí mais duas horas", ensina Arruda. Flávio César Vicente, diretor do Anglo-CID, explicou que desde o ensino fundamental os alunos praticam este lema e que a apostila do Sistema Anglo também é fundamentada nessas características: Aula dada, aula estudada, hoje. "As apostilas Alfa e Drummont contém as tarefas mínimas e complementarares com diversos exercícios. Após a explicação do professor e os exercícios feitos em sala de aula, os alunos estudam no período da tarde", finalizou.  Fonte: Globo.com/Jornal_Hoje


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