Cresce mercado de trabalho para o profissional Psicopedagogo

Alunos do curso de Psicopedagogia da faculdade Unifadra
13/09/2013

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou no mês passado uma lei que vai implementar o profissional psicopedagogo nas escolas da rede municipal. Esta assistência psicopedagógica terá como objetivo diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aluno, a pré-escola e a escola, e também atuar como mediador de conflitos para procurar evitar ações de bullying. Segundo Perciliana Pena, coordenadora do curso de pós-graduação da Unifadra, é mais uma conquista para este profissional e o mercado cresce a cada ano nos Estados e Municípios em todo o País. Ao incluir o profissional de psicopedagogia nas escolas - cerca de 1.500 - escolas de educação infantil e ensino fundamental serão beneficiadas na cidade de São Paulo. "Quem possui especialização em Psicopedagogia deverá ter mercado de trabalho ampliado nos próximos anos", disse. Ainda de acordo com a docente, a psicopedagogia é um curso de especialização que recebe graduandos vindos de vários cursos, como pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social. Os psicopedagogos trabalham e devem dialogar com a equipe multidisciplinar, que pode incluir assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, sociólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicomotricistas e outros, pois a Psicopedagogia tem um caráter interdisciplinar. O psicopedagogo institucional atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem, tendo como trabalho as questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação dos profissionais da educação, além do aconselhamento dos pais, entre outros.