Coordenadora de Enfermagem da Unifadra finaliza doutorado na USP

Curso de Enfermagem da Unifadra Dracena conta com corpo docente altamente qualificado.
18/11/2013

Lilian Sossai Panício, professora da faculdade Unifadra Dracena, finalizou seu doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), após 48 meses de estudos. A professora é a coordenadora do curso superior de Enfermagem da faculdade Unifadra, mantida pela Fundec. A docente pesquisou sobre os desafios e perspectivas para o acompanhamento de pessoas com tuberculose pelos agentes comunitários de saúde. Lilian Sossai Panício focalizou sua atenção na prática de cuidados realizados com pacientes com tuberculose, enfocando a busca ativa de sintomáticos respiratórios de TB como estratégia fundamental para a detecção de novos casos da doença. Participaram da banca avaliadora os professores: a orientadora Profª. Drª. Ione Carvalho Pinto (docente do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto), Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio (docente do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto), Profª. Drª. Regina Célia Fiorati (docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto) e Prof. Dr. Alexandre Fávero Bulgareli (docente do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Além disso, a professora Pilar Serrano Gallardo participou da banca examinadora por videoconferência. Ela é docente do curso de Enfermagem da Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. Segundo Lilian Sossai, o curso de Enfermagem da faculdade Unifadra é destaque em Dracena e região pela formação acadêmica e profissional dos seus alunos. Ela comentou também que o tempo de graduação em Enfermagem da Unifadra é de 4 anos e o profissional adquire conhecimento para atuar nas áreas da saúde pública e privada. Atualmente, o curso participa de vários projetos de extensão e pesquisa, como o Projeto "Viva a Vida" em que atende hipertensos e diabéticos de Dracena; participa também da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), entre outros.