GLOBOESPORTE.COM divulga associação do jogador Edu Dracena

Veja a matéria no site: www.globoesporte.com/tvfronteira
25/11/2013

Clayton Santos do G1 - O zagueiro Edu Dracena, que neste domingo entra em campo pelo Santos contra o Fluminense, em Presidente Prudente, mantém em sua cidade onde nasceu a Organização Não Governamental (ONG) Proeduc, que oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos de baixa renda. Edu Dracena com alunos e colaboradores do projeto durante visita ao CT do Santos. Atualmente 27 alunos são beneficiados com bolsas, em sua maioria com 100% de gratuidade. Desde a sua inauguração, 2005, 181 pessoas concluíram os cursos de informática, edificações, contabilidade, nutrição, dietética, radiologia, química e segurança do trabalho. As aulas são realizadas em duas escolas de Dracena: Centro de Educação Profissional Francisco Graziano Filho e Unidade Modelo de Ensino, ambas mantidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec). - O objetivo do Proeduc é proporcionar aos jovens auto-sustentabilidade. O Edu Dracena pensou uma maneira de investir em algo que não se perde com o tempo. E isso é a educação. Você não tira da pessoa o que ela aprende - destaca Fernando Nunes, assessor de imprensa da Fundec. O projeto atende alunos a partir de 16 anos de Dracena e micro-região, como Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D`Alho e Tupi Paulista. Nunes conta que o Proeduc é mantido também através de campanhas solidárias, como shows, vendas de camisas e empresas jurídicas que fazem doações. - São vários voluntários e o Edu Dracena é o idealizador da ONG. Ele faz visita aos alunos quando está na cidade. Lógico que isso ocorre uma vez por ano em virtude de sua agenda corrida no futebol. Saiba mais O Proeduc foi lançado oficialmente em 16 de agosto de 2005. Foi liderado pelo zagueiro santista e reúne cidadãos dracenenses, que atuam em prol dos menos favorecidos de Dracena e região. A cidade é localizada na segunda região mais pobre do Estado de São Paulo e pela falta de alternativas de empregos e de ensino, existe hoje um bolsão de jovens excluídos pela carência de condições financeiras para frequentarem escolas técnicas profissionalizantes. O zagueiro multicampeão recebeu em 2011 a visita de dois alunos no Centro de Treinamento, em Santos.