Formandos de Serviço Social desenvolvem Guia de Recursos Sociais

Guia de Recursos Sociais foi elaboradora pelo 8 termo do curso de Serviço Social da faculdade Unifadra Dracena.
16/12/2013

O Guia de Recursos Sociais foi elaborado pelo 8º termo de Serviço Social, na disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social 2, o qual levantou os recursos sociais disponíveis nos municípios em que moram. Segundo a docente Cristiana Kuniko Urahama Iwama, orientadora do trabalho, a proposta era descobrir quais recursos existem e como eles funcionam para auxiliar o trabalho dos profissionais. "Foi um trabalho de grande relevância para os Assistentes Sociais, pois servirá de auxílio e base nos trabalhos dentro dessas cidades. O critério de escolha dos locais foi a partir dos municípios nos quais os alunos faziam seus estágios", ressaltou. De acordo com a professora, entende-se por recursos sociais os serviços, programas e projetos sociais existentes na cidade, bem como, as demais instituições que integram as políticas setoriais, como: escolas (Educação); unidades e serviços de saúde (Saúde); segurança pública e sistema de justiça (Sócio-Jurídico); centros de Assistência Social (Assistência Social); os órgãos de defesa da criança e do adolescente, conselhos tutelares, conselhos municipais de direitos (Sistema de Garantia de Direitos), dentre outros, bem como, entidades não governamentais que prestam atendimento à população. O Guia de Recursos Sociais é um importante instrumento de trabalho do Assistente Social, que atua na defesa e na efetivação dos direitos sociais. Conhecer os serviços existentes no município em que trabalha é fundamental para o bom encaminhamento da população, para a qual incide a sua ação profissional.