Filtro é desenvolvido por alunos do CEP/UME em Dracena

20/12/2013

Os alunos do curso de Radiologia do CEP/UME, na disciplina de Medicina Nuclear, participaram durante o ano da construção de um filtro para redução de bactérias e com propósito de deixar a água barrenta com aspecto claro. Ernesto Scardovelli Filho, médico veterinário e professor do curso, orientou os estudantes e coordenou as atividades que começaram com a parte teórica desenvolvida em sala de aula até a construção de um filtro. Segundo o docente, o projeto surgiu baseado nas informações do IBGE de que mais de 31 milhões de brasileiros ainda não têm água tratada e que a utilização da radiação também pode ser utilizada de uma forma benéfica para as pessoas, nesse caso, a radiação solar. "A água contaminada ainda é uma das principais fontes de doenças no país e foi pensando nessa dificuldade que desenvolvemos o projeto Água para Todos", comentou. No sertão brasileiro há escassez de água. Nos períodos de maior seca, o sertanista usa para consumo até mesmo a água dos animais. Ainda de acordo com Scardovelli, o problema maior de quem vive a realidade do sertão é que as águas nem sempre são claras, pelo contrário, são barrentas, retiradas da beira de açudes ou de poças deixadas em pequenas quantidades onde os animais deixam dejetos fecais. O projeto Água para Todos consiste em transformar água escura em água clara de um modo simples e eficaz. "Sabemos que é só colocar água clara dentro de garrafas pets de 5 a 6 horas que ela se torna potável. Mas como transformar essa água barrenta em clara foi nosso grande desafio", comentou Scardovelli. São 6 barris (como potes de sorvetes de 20 litros) transformados em um filtro para deixar a água no aspecto de clara (límpida). Nos baldes, há concentração de areia grossa, carvão e pedra. Após a limpeza da água, o caminho é o aquecimento em garrafas pets, pintadas um lado de preto para que possa segurar mais a intensidade de calor, reduzindo assim o tempo de purificação de 6 para 3 horas de acordo com os testes realizados. Após o projeto finalizado, a água se tornou potável garantindo assim um resultado positivo no desenvolvimento da pesquisa. O filtro pode ser visto no CEP/UME e no próximo ano será utilizado pelos alunos do curso de Radiologia.