Eventos culturais e esportivos criam novas vagas de empregos para formandos em Letras

Inscrições continuam abertas para vestibular agendado da Unifadra.
16/01/2014

O mercado está aquecido para profissionais que dominam o inglês e o espanhol no Brasil, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas em 2016. Desde os Jogos Pan-Americanos, em 2007, o país transformou-se em uma potência para sediar eventos culturais e esportivos internacionais. Foram centenas deles, desde festivais renomados como o SWU, o Rock in Rio e o Lollapalooza, shows de praticamente todos os grandes astros internacionais em casas de eventos e estádios de futebol, grandes competições esportivas do atletismo, natação, vôlei, tênis, Fórmula I e Fórmula Indy e até mesmo a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Francisco. Segundo Fábio Luis Neves, coordenador do curso de Letras da Unifadra, a procura por profissionais da área cresce a cada dia. "O Brasil hoje é um top 10 da economia mundial e em recente pesquisa da principal empresa de turismo estrangeira, a Lonely Planet, publicada na Veja, o país vai liderar o ranking mundial de recebimento de turistas a partir de 2014. As empresas multinacionais necessitam cada vez mais de profissionais que dominam os idiomas inglês e espanhol para receber empreendedores estrangeiros, adequar documentos e trabalhar com programas da internet ainda não traduzidos para o português. A área cultural é outra que merece atenção, pois há carência de profissionais habilitados a recepcionar os turistas, traduzir panfletos e realizar atendimentos em redes hoteleiras". O curso de Letras da Unifadra se destaca neste cenário há vários anos. Com a recente renovação em novembro de 2013, o curso, que antes habilitava em língua portuguesa e inglesa, passa a graduar também em língua espanhola e terá duração de 4 anos. O graduado estará ainda habilitado a lecionar nas quatro áreas de concentração: gramática, literatura, redação e linguística. O curso ainda mantém uma parceria de nove anos com a escola de idiomas CCAA de Dracena, que fornece materiais atualizados com imagens, textos e sons, possibilitando uma formação moderna e eficaz aos alunos. O vestibular agendado da Unifadra está aberto para os candidatos e oferece os programas Escola da Família, Financiamento Estudantil (FIES) e convênios com prefeituras, empresas e diversas instituições. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro para os acadêmicos da instituição.