Curso de Matemática tem ex-aluna aprovada em doutorado

21/01/2014

A ex-aluna do curso de Matemática da Unifadra, Simone Frutuoso de Souza, está cursando doutorado em Engenharia Elétrica na Unesp de Ilha Solteira. Ela também foi destaque da revista "Ensino Superior", de circulação nacional, do Semesp. Frutuoso foi citada na matéria "Vencedores", que enfatizou as várias propostas de emprego que a vencedora do Conic recebeu após terminar sua graduação. Confira a entrevista!! Nome e sobrenome? R: Simone Silva Frutuoso de Souza Onde fez a sua graduação e o mestrado? R: Cursei Licenciatura em Matemática na UNIFADRA (Faculdades de Dracena) no período de 2007 a 2009. Na sequência cursei Mestrado em Engenharia Elétrica na UNESP (Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?) campus de Ilha Solteira, no período de 03/2011 a 02/2013, sob orientação do Prof. Dr. Rubén Augusto Romero Lázaro. No mestrado fui bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e desenvolvi a dissertação intitulada "Algoritmo GRASP Especializado Aplicado ao Problema de Reconfiguração de Alimentadores em Sistemas de Distribuição Radial". Como foi entrar no doutorado? Fale sobre o que pesquisa? R: Estou cursando Doutorado em Engenharia Elétrica na UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") campus de Ilha Solteira, com início a partir de 03/2013 e previsão para término em 03/2016, sob orientação do Prof. Dr. Rubén Augusto Romero Lázaro. Entrar no doutorado foi uma oportunidade única, onde pude dar sequência na pesquisa desenvolvida no curso de mestrado. No curso de doutorado, estou desenvolvendo em minha pesquisa novos algoritmos para resolver problemas de otimização ligados a sistemas de energia elétrica, especialmente sistemas de distribuição de energia. Estes algoritmos são ferramentas para automatizar o processo de operação de sistemas elétricos, e são empregados na tomada de decisão em momento de falhas como blackouts e curtos-circuitos, de modo a proteger o sistema, isolando tais falhas. De forma geral, os algoritmos desenvolvidos são baseados em estratégias e mecanismos naturais, como o funcionamento do sistema imunológico humano. Estes algoritmos pertencem à computação natural, uma linha de pesquisa promissora na engenharia elétrica, que pode proporcionar excelentes resultados e grandes aplicações. Qual a importância da Unifadra em sua vida acadêmica? Como foi o período de graduação? R: No curso de Matemática na UNIFADRA sempre tive aulas com grandes profissionais, ótimos professores, que deram todo suporte e motivação para aprender cada vez mais, entre eles os professores: Enio Garbelini, Marcela Alexandra, Ivani Galetti, Rosana Ramos Socha, Edson Fávero e Alfredo Bonini. Durante o curso tive a oportunidade de conhecer o mundo da pesquisa, através de trabalhos realizados juntamente com o Prof. Dr. Alfredo Bonini Neto em paralelo com as atividades do curso. Participei de eventos científicos (congressos) apresentando os trabalhos desenvolvidos. Entre os eventos que participei destaco o CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), no qual, juntamente com o Prof. Dr. Alfredo, recebemos a premiação de 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra no ano de 2009. As participações em eventos científicos contribuíram na minha formação de forma a complementar o ensino passado na graduação, enriquecendo e ampliando os horizontes, mas isso só foi possível graças à filosofia da UNIFADRA de apoiar a pesquisa e a extensão. A UNIFADRA foi muito importante em minha vida acadêmica, pois foi durante o curso que conheci a pesquisa, e tive vontade de cursar mestrado e posteriormente o doutorado. O conhecimento que adquiri no curso de Matemática me deu total suporte para dar sequência em minha vida acadêmica, desenvolvendo as pesquisas no mestrado e doutorado. Na área profissional, onde atua ou pretende atuar? Quais são os diferenciais para o formado em Matemática e como está o mercado de trabalho? R: Atualmente sou bolsista de doutorado da CAPES sob o regime de dedicação exclusiva à pesquisa. Desta forma, só poderei ter vínculos empregatícios após realizar o EGQ (Exame Geral de Qualificação) do doutorado. Futuramente pretendo atuar como professora em cursos de nível superior em universidades públicas ou privadas e continuar trabalhando com pesquisa. O diferencial dos alunos formados em Matemática é a capacidade de resolver problemas e se adaptar a diferentes situações, pois a Matemática é uma disciplina universal que é utilizada em praticamente todas as áreas de atuação, seja através de análises, modelagem e aplicações, além de ministrar aulas. O matemático é cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho. Muitos profissionais são contratados por empresas de consultoria econômica, instituições financeiras, órgãos públicos e centros de pesquisa e tecnologia, em que o conhecimento matemático é indispensável. Além disso, o licenciado em Matemática pode exercer o papel de professor atuando no ensino em instituições públicas ou particulares. Faltam matemáticos no Brasil? R: Atualmente no Brasil existe a falta de matemáticos, principalmente professores na educação básica. Por não haver profissionais suficientes nesta área, acaba que profissionais de outras áreas como Química, Física, entre outros, passam a ministrar aulas como professores de Matemática. Além disto, faltam matemáticos para realizar trabalhos de análises, modelagens e aplicações em diversas áreas de atuação. Mensagem de incentivo a novos estudantes. R: Para os novos estudantes, deixo a mensagem de que continuem buscando cada vez mais qualificação, conhecimento e nunca desistam, pois isto é a única coisa que nunca perdemos. "Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende". (Leonardo Da Vinci).