Emprego: Enfermeiros foram os segundos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho

De cada 100 vagas abertas nesse período, nove foram para enfermeiros.
25/03/2014

Os enfermeiros só ficaram atrás dos analistas de TI no ranking das profissões de nível superior que mais abriram vagas de 2009 a 2012. De cada 100 vagas abertas nesse período, nove foram para enfermeiros. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que revela: dos 304.317 postos de trabalho de nível superior abertos no Brasil, 27.282 vagas foram para enfermeiros. Isso quer dizer que esses profissionais só foram menos requisitados que os analistas de tecnologia da informação. A área da educação também tem demandado profissionais de enfermagem. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, desde 2007, o salário da profissão cresceu 58%, enquanto a inflação no período foi de 34,7%. Nos grandes hospitais do País, um enfermeiro recém-formado recebe em média 4 mil reais mensais por 6 horas de trabalho diárias. A revista Você S/A trouxe os estados onde a demanda por esses profissionais é maior: São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês, da capital, está construindo um novo prédio e vai criar mais de 350 leitos. Já a rede de hospitais D`Or São Luiz do Rio de Janeiro está ampliando suas operaçõese e vai abrir mais de 600 leitos até 2015, com oportunidades para médicos e enfermeiros. No Rio Grande do Sul, o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, vai abrir 200 novos leitos e pretende contratar 1000 profissionais. Para Jaqueline Kuramoto, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifadra, a cada ano, o profissional formado tem mais oportunidades no mercado de trabalho. "Nossos ex-alunos da Unifadra estão atuando por todo o País", finalizou.