Unifadra abrirá o VIII ECAP com palestra de Neurociências e Educação

01/09/2017

A Faculdade Unifadra, unidade mantida pela Fundec, realizará a 8ª edição do ECAP (Encontro Científico da Alta Paulista), que será realizado em Dracena/SP, entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017. O neurologista Dr. Marco Antônio Arruda abrilhantará a abertura do evento com palestra sobre Neurociências e Educação. Ele é neurologista da infância e adolescência, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI) e da International Mind, Brain and Education Society, entre outras. É também membro do comitê científico da Associação Brasileira de Dislexia e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Segundo a diretora acadêmica da Unifadra Profª Me. Jaqueline Bergara Kuramoto, este será um momento especial para a comunidade acadêmica e para os profissionais das áreas da saúde e da educação, pois receberemos um profissional de reconhecimento nacional e internacional. "A participação do Dr. Marco Antônio Arruda trará um espaço único de aprendizagem e troca de conhecimentos nas áreas das neurociências e educação", destacou Kuramoto. Além disso, completou a diretora, outros excelentes convidados participarão do evento nas demais noites, trazendo conhecimentos das áreas específicas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arte, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. "O ECAP contribui todos os anos para a formação dos acadêmicos e para a atualização dos profissionais do nosso município e da região", ressaltou. Ainda no currículo do Dr. Marco Antônio Arruda, em 2006 ele introduziu no Brasil a Neurociência da Educação através da criação da Comunidade Aprender Criança, uma comunidade virtual, acadêmica e gratuita que visa desenvolver a interface entre as Neurociências e a Educação. Arruda é diretor do Instituto Glia e do Glia Educacional, criado em 2006 na cidade de Ribeirão Preto. O Instituto atua em várias áreas, contando na área clínica com profissionais que atendem crianças, adolescentes e adultos com os mais variados problemas neuropsiquiátricos, com foco de atuação em desenvolvimento infantil, cognição e cefaléias. Destaca-se também na área de pesquisas populacionais. De 2009 a 2011, coordenou o Projeto Atenção Brasil: um amplo estudo populacional que avaliou oito mil crianças e adolescentes em 87 cidades de 18 estados brasileiros, identificando fatores de risco e proteção para a saúde mental e desempenho escolar, resultando na publicação da "Cartilha do Educador, educando com a ajuda das Neurociências". De 2012 a 2014, coordenou um grupo de renomados pesquisadores brasileiros na organização da "Cartilha da Inclusão Escolar, inclusão baseada em evidências científicas". Ambas as cartilhas encontram-se disponíveis para download gratuito no site da comunidade (www.aprendercrianca.com.br). As inscrições e mais informações sobre o evento estarão disponíveis no site da FUNDEC (www.fundec.edu.br) a partir do dia 15/09/17.