Psicologia da Unifadra realiza estágio organizacional na COIMMA

21/12/2017

Os alunos do curso de Psicologia da Faculdade Unifadra, juntamente com os professores, realizaram durante o ano de 2017 um trabalho relacionado ao estágio em Psicologia Organizacional dentro do Grupo COIMMA, que existe há mais de 65 anos em Dracena e trabalha com balanças bovinas, climatizadores evaporativos, móveis planejados e madeireira. Os alunos encerraram o ciclo desta atividade no início do mês. Segundo a coordenadora Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, dentro das atividades desenvolvidas para formação profissional do psicólogo no curso da Unifadra, o estágio supervisionado em processos institucionais vem se destacando por meio de parcerias com grandes empresas no âmbito regional e nacional, como a COIMMA, conforme descrito no artigo elaborado pelos alunos Gabriela Nardi e Silvio Antônio Ribeiro “A importância de um olhar voltado aos colaboradores para o sucesso da organização”. Neste último ano de faculdade, os alunos puderam vivenciar nessa empresa atividades relacionadas ao estágio em Psicologia Organizacional, o que agregou muito conhecimento e desenvolvimento a partir da Pesquisa de Clima e dos trabalhos realizados de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. “A pesquisa de clima organizacional, proposta e executada no primeiro semestre de 2017 na COIMMA, é uma importante e eficiente ferramenta de avaliação que pode ser utilizada para levantar, avaliar e monitorar os sentimentos, pensamentos, atitudes e perspectivas dos colaboradores referentes ao seu trabalho e à empresa onde atuam. Além disso, a pesquisa de clima organizacional torna-se um objeto de comunicação imprescindível para as empresas que buscam o perpetuamento de suas operações, pois ações de melhoria só podem ser propostas por um gestor, caso este obtenha um feedback sobre a vivência de seus colaboradores na execução de suas atividades, bem como de suas relações interpessoais e com o ambiente de trabalho”, explicou Gabriela Nardi. Após a pesquisa e a devolutiva aos diretores da empresa, foi proposto e desenvolvido, no segundo semestre, um Treinamento sobre Liderança com Líderes de todos os setores da empresa no intuito de desenvolver e aprimorar suas capacidades de liderar. “O treinamento e desenvolvimento de pessoas têm conquistado cada vez mais espaço dentro das organizações de sucesso. Sua importância é justificada devido à possibilidade de serem desenvolvidas competências no colaborador com a finalidade de fornecer subsídios para a sua formação profissional e pessoal, além disso, pode possibilitar o alcance das necessidades do mercado de trabalho, da organização e, também, identificar possíveis angústias e/ou inexperiências do profissional em relação ao cargo para o qual foi contratado. Assim, o treinamento é relevante para adequar pessoas à cultura, mudar atitudes, desenvolver talentos, estimular o conhecimento, habilidades e aptidões necessárias para cada profissional”, destacou Gabriela Nardi. Por meio desse estágio, os alunos puderam ver que o psicólogo exerce um importante papel dentro do processo de avaliação e desenvolvimento de grandes instituições, tais como a COIMMA, pois pode identificar necessidades, desenvolver e executar estratégias que contemplem essa demanda e favoreçam o crescimento das pessoas envolvidas no processo produtivo e da própria instituição. “O Curso de Psicologia da UNIFADRA mais uma vez demonstra que está envolvido em diferentes âmbitos da sociedade, primando por uma formação acadêmica de qualidade, por parcerias que favoreçam a aprendizagem e profissionalização do acadêmico e contribuam para o desenvolvimento de empresas e outras organizações públicas e privadas de Dracena e região”, finalizou a coordenadora.