Aula inaugural da 11ª turma da UNATI reúne coordenadores, professores e alunos

Nos dez anos do programa, aproximadamente 500 famílias foram atendidas
14/03/2018

A aula inaugural da 11ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) foi realizada no dia 13 de março, na Unifadra/Fundec. O programa é destinado a pessoas com mais de 60 anos, estimulando uma melhor qualidade de vida para a terceira idade. Nos dez anos do programa, aproximadamente 500 famílias foram atendidas. De acordo com a coordenadora da Unati pela Unifadra/Fundec, Profa. Ma. Maria Angela Maltempi, foi apresentado o projeto pedagógico do curso, firmado na gerontopedagogia e educação continuada para adultos visando à qualidade de vida para desenvolvimento de aspectos físicos, mentais e sociais, trabalhando com instrumentos que estimulam a memória com as relações estabelecidas nos encontros semanais, melhorando a autoestima e o autoconceito. Os encontros ocorrem nas tardes de terça e quinta-feira, no período de um ano, com atividades divididas em semestres com intercâmbios de cursos dos alunos da Unifadra. Atualmente são 49 inscritos no programa, que além de gratuito também é aberto para municípios da região. É necessário ter pelo menos 60 anos. “É um investimento que a família faz na dinâmica das relações intergeracionais, atinge o espaço educacional, melhora o respeito dos jovens, desperta o cidadão idoso para seus direitos e melhora significamente os aspectos psicológicos (autoestima e depressão), estado de saúde em geral. É um investimento neles mesmos”, avaliou Maltempi. Além de Maria Angela Maltempi, o evento contou com a presença do diretor executivo da Fundec Edson Kai, diretor da FCAT-Unesp Dracena Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, vice-diretor Fábio Ermínio Mingatto, diretora do Centro Dia do Idoso (Quero Vida) Nayara Fabrin representando a secretária de Assistência Social Ana Carolina Bertolini, coordenadora da Unati pela Unesp Pâmela Gomes Nakada Freitas, vice-coordenadora da Unati pela Unesp Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues, professores, estagiários e alunos. A Unati é realizada em parceria com a Unifadra/Fundec, FCAT Unesp Dracena e Prefeitura.