Alunos de Medicina realizam ações de saúde com comunidades de Dracena e Junqueirópolis

25/04/2018

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizaram atividades de IESC (Interação de Ensino e Saúde na Comunidade) nas ESFs de Dracena (Jardim Jussara e Jardim Brasilândia) e Junqueirópolis (I, II, III, IV, V e VI) durante o mês de abril. As ações buscaram orientar e tirar dúvidas de pacientes gestantes sobre aleitamento materno, cuidados com a mama lactante e  prevenção de acidentes domésticos com bebês.

Segundo a coordenadora de IESC da Unifadra, a pediatra Profa. Sandra Maria Braz Sola Deponte, o evento está relacionado com o Projeto Educação em Saúde, que é uma prática social cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde. “Buscamos proporcionar aos pacientes uma tarde para que pudessem saber mais sobre a condição materna, bem como sobre os cuidados com bebês”, destacou Dra. Sandra Deponte.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, a dermatologista Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu, a prática em saúde por meio de encontros e palestras educativas proferidas pelos alunos da Unifadra tem como base a capacitação dos indivíduos da comunidade para atuar sobre sua realidade e poder transformá-la. “Foram estabelecidas relações entre os alunos, equipe ESF e a comunidade para fortalecimento de vínculos, capazes de definir as necessidades de cada grupo e criar formas de atuação para modificação da realidade, seja individual ou coletiva”, explicou Dra. Marilda.

A prática educativa do projeto ocorre como processo de construção, reconstrução e produção de conhecimentos pelos alunos de Medicina que são transmitidos para a comunidade, por meio de palestras educativas, para a transformação de uma realidade, em parceria com as equipes de ESFs de cada território e sua respectiva comunidade.