Medicina da Unifadra participa de atividade na Pousada Bom Samaritano

17/08/2018

Nos dias 7 e 14 de agosto, a sala de aula de Habilidades de Comunicação mudou de cenário. Os alunos do 2º termo do Curso de Medicina da Unifadra foram recebidos na Pousada Bom Samaritano (Dracena/SP) e puderam desenvolver uma prática de escuta com os acolhidos assistidos pela instituição.

Os objetivos das aulas foram favorecer e desenvolver uma prática de escuta, desenvolvendo um olhar e atitudes nos acadêmicos voltados para os acolhidos na instituição e um espaço de integração da teoria com a prática, onde alguns conceitos trabalhados no decorrer do primeiro semestre do curso puderam ser identificados, vivenciados e compreendidos, tais como: transferência, contratransferência, empatia, aceitação incondicional positiva, comportamento verbal e não verbal, entre outros.

Na primeira aula, os alunos escutaram as histórias de vida dos acolhidos individualmente ou em pequenos grupos e, na segunda, em roda de conversa entre os próprios acadêmicos, com o apoio das professoras Ma. Andréa Frizo e Esp. Simone Consoni, e, em torno de um piquenique ao ar livre, compartilharam as histórias, suas percepções e reflexões teóricas sobre variados temas que foram identificados na escuta dos assistidos (uso de drogas, relacionamento familiar, relacionamento social, religiosidade, adesão ao tratamento, dentre outros).

Segundo as professoras, as aulas não apenas favoreceram o desenvolvimento de uma habilidade básica para formação médica, a habilidade de escuta, mas propiciaram um espaço novo e diversificado para construção do conhecimento, uma maior consciência do ser atendido pela instituição e de sua dimensão biopsicossocial, reflexões teórico-práticas e a integração do grupo.