Fundec investe cerca de R$ 1,5 milhão em construção e aquisição de equipamentos

26/10/2018

A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) iniciou mais um grande projeto no último dia 8. As instalações estão sendo ampliadas com a construção de um laboratório de habilidades cirúrgicas e um  biotério de pequenos animais para as práticas dos alunos de Medicina.
O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai informou ao Jornal e Portal Regional que os investimentos em construção e equipamentos estão orçados em cerca de R$ 1,5 milhão, ressaltando que as obras estão sendo custeadas totalmente com recursos próprios e o término está previsto para o final de fevereiro de 2019.
Edson Kai explicou que, inicialmente, a Fundação utiliza um quadro de quatro profissionais, composto por mestre de obra, pedreiro e serventes de pedreiro. Na medida em que a construção for evoluindo, o quadro deverá aumentar para  cerca de oito pessoas.
“Com os investimentos realizados, a valorização do patrimônio da Fundec deverá crescer em torno de 30%. Esses laboratórios estão sendo construídos para o curso de Medicina, mas os demais cursos da área de saúde também deverão usufruir dessa nova estrutura”, disse o diretor executivo.
Edson Kai citou que, no projeto, os laboratórios deverão ser utilizados apenas para as práticas dos alunos. “A população já está sendo beneficiada com a atuação de nossos alunos e preceptores nos ESFs da região, e, a partir de 2019, estarão atuando também nas Unidades Básicas de Saúde, colaborando com as equipes de saúde dessas unidades”.
O diretor executivo pontou que o curso de Medicina deverá promover uma grande evolução na saúde de toda a região. “O projeto contempla a adoção de uma metodologia de ensino inovadora e que, consequentemente, requer a utilização de recursos humanos altamente  qualificados e equipamentos dotados com a mais alta tecnologia, promovendo uma grande motivação  e satisfação de seus alunos. Esse conjunto de fatores, certamente, levará a Fundec e a sua mantida Unifadra a um alto patamar de referência médica no país muito rapidamente”.