Anglo-CID conquista 1º lugar no Torneio Brasil de Robótica

O evento é realizado pela empresa R2E - Robótica Educação e Eventos, e contou com a participação de centenas de alunos de escolas particulares do centro oeste paulista.
20/11/2018

A tecnologia já revoluciona nossos hábitos, os meios de comunicação, meios de produção, e por que não a educação?

Os alunos do Anglo-CID mandaram muito bem no Torneio Brasil de Robótica - TBR, conquistando o 1º lugar na categoria Middle, na etapa regional realizada na cidade de Pompéia/SP, no último sábado (17 de novembro).

A escola foi representada pela equipe “Vem pro Lego, vem!”, composta pela mentora e coordenadora pedagógica Patrícia Nakamura, pela técnica e professora Amanda Matreiro e pelos alunos dos ensinos fundamental e médio Ana Flávia Vargas, Gabriel Teixeira, Gabriela Scatulin, Giulia Lobo, José Henrique de Oliveira, Juliana Cantadori, Leandro Malta, Matheus Nascimento e Pedro Scatulin.
A galera antenada e engajada trouxe para casa, além da conquista do primeiro lugar, a classificação para a fase nacional do Torneio Lego Robótica, que será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, na cidade de Belo Horizonte/MG, onde vão concorrer com mais de 70 equipes.

A diretora do Anglo-CID Eulália Fava destacou que essa conquista é motivo de muito orgulho para a direção, coordenação, professores e pais, que também acompanharam o torneio. Ressaltou que a escola promove também com esta ação uma intervenção eficaz na formação cidadã, humana e com o olhar para a comunidade. “Os alunos arrasaram nas apresentações em Pompéia, que tiveram como tema ‘Ações para um trânsito seguro’. Este foi o primeiro ano que a escola participou de um campeonato desta dimensão e já trouxe para casa a primeira colocação”, destacou a diretora.
O evento contou com a participação de escolas de Bauru a Panorama. A equipe dracenense “Vem pro Lego, vem!” foi avaliada em quatro quesitos:

- Mérito Científico – os alunos apontaram problemas no trânsito e sustentaram possíveis soluções, utilizando pesquisas na Fundec e nas ruas de Dracena.

- Tecnologia e Engenharia – a equipe demonstrou a funcionalidade e os conceitos de estruturas físicas e lógicas de seu robô.

- Organização e método - foram avaliados a integração, a organização, a estrutura do trabalho em equipe, o entrosamento e o auxílio que cada um proporcionava ao grupo.

- Circuito prático - o robô teve que cumprir tarefas que estavam relacionadas às boas ações no trânsito.

TECNOLOGIA NA ESCOLA

Os alunos do Anglo-CID têm aulas de Educação Tecnológica desde 2009, e participam do Campeonato Lego Robótica internamente há 7 anos. “A premiação deste ano foi inédita, aplicando a proatividade e perseverança e, pela primeira vez, o colégio foi para um torneio regional, classificando-se para a etapa nacional”, comentou Eulália Fava.

Torneios como estes são excelentes, pois estimulam nossas crianças e jovens mostrando a importância da Tecnologia e da Iniciação Científica, na resolução de problemas que afetam a vida de toda a comunidade, podendo assim buscar soluções possíveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.