Antigo prédio da UPA será transformado em Policlínica e alunos de Medicina irão atuar no atendimento

Além da Policlínica, Dracena recebe outras conquistas na área da Saúde, como a verba de R$ 900 mil para a construção de um espaço na antiga EMS, que será destinado aos alunos do Internato de Medicina.
25/01/2019


Uma fortalecida parceria entre a Faculdade Unifadra/Fundec, Prefeitura Municipal de Dracena e apoio da Câmara Municipal irá transformar o prédio construído para a UPA em uma Policlínica que atenderá a comunidade de Dracena, com previsão de início de funcionamento no primeiro semestre de 2019. O projeto conta com diversas especialidades médicas e permitirá que os alunos do curso de Medicina utilizem como campo de estágio, supervisionados por médicos da prefeitura e da faculdade.

Outra grande conquista para o município é a verba de quase R$900 mil obtida do Governo Federal para a construção de um espaço no estacionamento da extinta EMS (Empresa Municipal de Saúde). Esse ambiente será utilizado pelos alunos do internato do curso de Medicina da Unifadra e por profissionais da Saúde da Santa Casa. O espaço será composto de auditório, salas de reuniões e salas de descanso. O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai destacou que também está sendo buscado o credenciamento da Santa Casa de Dracena como hospital de ensino.

Kai ressaltou que os projetos estão sendo acompanhados pelos deputados Reinaldo Alguz e Enrico Misasi. “A Policlínica é um projeto inovador que traz muitos benefícios para a comunidade e fortalece ainda mais o conhecimento do aluno”, comentou o diretor da Fundec. 

A Secretária Municipal de Saúde Lígia Maria Signatura destacou que a Policlínica terá as especialidades médicas: Infectologia, Dermatologia, Obstetrícia, Puericultura, Gastroclínica, Fisioterapia, Saúde Mental, Pequenas Cirurgias, Amigos do Peito, Vacinação e Vigilância Epidemiológica. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Medicina vai elevar a qualidade do atendimento para os pacientes. Isso vai fazer com que o paciente seja acolhido e bem atendido, qualificando ainda mais a assistência/saúde do município”, destacou Lígia Signatura. 

O prefeito de Dracena Juliano Bertolini Brito destacou que essa parceria do município com a Unifadra trará os alunos e professores da instituição para somar nos atendimentos de Saúde da cidade. “Poderemos atender uma região geográfica de Dracena que ainda não possui nenhum posto de saúde. Agradecemos os deputados Reinaldo Alguz, Enrico Misasi e Evandro Gussi que nos ajudaram nessa mudança de UPA para Policlínica”, acrescentou o prefeito. 

O Prof. Dr. Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra, explicou que os alunos dos anos iniciais do curso de Medicina já participam de atividades das UBSs de Dracena e região. “Os alunos do 3º e 4º anos farão estágios ambulatoriais obrigatórios, sendo a Policlínica um espaço de grande importância para eles. A partir do 5º ano os alunos farão o internato nas Santas Casas de Dracena e região”, explicou o diretor. 

A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu explicou que a parceria entre a Secretaria de Saúde de Dracena e o curso de Medicina da Unifadra abrigará um ambulatório acadêmico (policlínica), proporcionando que os estudantes de medicina façam seus estágios. “Médicos que já atuam na Saúde e professores da Unifadra farão os atendimentos, contemplando programas que são necessários na assistência médica da população, que será a principal beneficiada”, finalizou a médica.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA