Tecnologia e Educação: aula de Lego Robótica do Anglo-CID trabalha o empreendedorismo

25/02/2019

Durante as aulas de Lego Robótica, os alunos do ensino fundamental I do Colégio Anglo-CID foram desafiados a criar produtos inovadores e suas respectivas propagandas, que contemplavam público-alvo, preço, formas de pagamento e sustentabilidade do produto.

A atividade foi organizada pela Profa. Ma. Amanda Matreiro durante o mês de fevereiro. Foram distribuídos os kits de peças utilizados nas aulas e materiais para a confecção de cartazes de divulgação do produto. “Foi um show de criatividade e talento. Alguns dos objetivos da aula são estimular a criatividade, proatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe”, explicou Amanda Matreiro. Por fim, os alunos apresentaram um robô explicando quais das peças eram mais difíceis de serem utilizadas e justificaram as dificuldades.

Lego Robótica é um programa de educação tecnológica que utiliza kits Lego Mindstorms EV3, juntamente com materiais pedagógicos da Lego Zoom Education. O Colégio Anglo-CID oferece aos seus alunos esse projeto que atrai a atenção dos jovens nessa interação entre tecnologia e educação.

Segundo a professora Amanda Matreiro, a perspectiva do programa é uma educação pautada na metodologia do "aprender fazendo", de trabalho em equipe, de planejamento e execução de projetos, o que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a vida.

Durante as aulas, os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares, englobando praticamente todas as disciplinas do currículo escolar, aprendem também a importância do papel de cada integrante dentro de uma equipe e da realização do trabalho em conjunto, uma vez que trabalham em grupos e fazem a rotatividade de funções dentro de seu grupo.

Os alunos do Anglo-CID têm acesso a esse projeto dentro da grade curricular do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.