Unifadra realiza trabalhos voluntários na Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Evento foi realizado na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista.
22/03/2019

Considerando a disciplina Cidadania, Direitos Humanos e Prática Profissional e a importância de se discutir sobre temas pertinentes à cidadania e Direitos Humanos no curso de Psicologia, alunos e professores participaram da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista, no dia 11 de março.

O evento é promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Segundo a professora responsável pela participação Profa. Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, foi uma atividade de acolhimento e reflexão sobre perspectiva e sentido de vida com os sentenciados. Os alunos do 9º termo de Psicologia, com orientação da professora, realizaram a ação para refletir e discutir com os sentenciados questões relacionadas às suas histórias de vida e perspectivas futuras.

“Neste contexto, refletir e discutir o tema não é tarefa simples. Os direitos humanos englobam uma pluralidade de sentidos, significados e interpretações, tendo como concordância entre seus defensores e promotores a ideia de universalidade, entendendo-se a proposta de que todas as pessoas, independentemente de sua condição étnico-racial, econômica, social, de gênero, criminal, são sujeitas e detentoras dos direitos humanos”, explicou Fátima Consoni.

A professora destacou que é comum a referência aos direitos humanos a partir de suas violações. As penitenciárias brasileiras, os abusos de poder, assim como as diferentes formas de violências, desigualdades sociais e a concentração de renda, preconceitos e agressões de cunho religioso, ausência de liberdades civis e políticas, entre outros fatos, instalam constantemente a maneira pela qual o conceito de direitos humanos é relembrado pelos meios de comunicação de um modo geral.

“A construção da cidadania no Brasil esteve continuamente ligada aos projetos e interesses das elites socioeconômicas e políticas; dificilmente aproximou-se de um projeto coletivo com grande participação social e inclusão. Neste sentido, os direitos, de uma maneira geral, sempre foram pensados como favores direcionados pelos grupos dominantes à população, de uma maneira geral. Os direitos humanos são afiançados com a garantia da formação cidadã de todos os sujeitos. Contudo, no Brasil, os defensores dos direitos humanos enfrentam um árduo caminho para incorporá-los à vida política, cultural e social do país”, acrescentou a professora da Unifadra.