Diretores da Unifadra/Fundec participam do X Encontro Educacional da AIMES

03/04/2019

O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini e o diretor de Comunicação da Fundec Fernando Nunes participaram, nos dias 28 e 29 de março, do X Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo.
Durante o encontro, foram debatidos temas como a necessidade do fortalecimento político institucional com os governos estadual e federal, Ministério Público e outras esferas de decisão das instituições municipais; novas tecnologias que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; a expansão do ensino a distância e a busca para ampliar a divulgação deste modelo que as municipais desenvolvem em todo o Estado de São Paulo.
Hoje, são mais de 30 instituições municipais de ensino e fundações, distribuídas em todas as regiões do Estado, onde estudam mais de 60 mil alunos.
“Este encontro consolida ainda mais a Associação, já que podemos compartilhar nossos problemas, angústias e buscar por diversas soluções. Nesta edição, procuramos pautar assuntos técnicos e políticos, com a presença de deputados estaduais, federais e um senador, além do próprio Secretário de Estado “, afirmou José Alfredo de Pádua Guerra – secretário geral da AIMES.
Na abertura dos trabalhos, o reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, enfatizou que o modelo híbrido das instituições como a UNIFAE merece uma legislação própria: “Instituições que são públicas e não gratuitas, mas que não visam lucro e investem seus recursos na melhoria da qualidade de ensino devem ser vistas como uma alternativa viável aos modelos das públicas e privadas”. Um documento com as reivindicações da AIMES está sendo elaborado para o final do encontro.
Ainda foram abordados temas como a “Expansão das IES Municipais”, pelo Prof. Sebastião Lázaro Pereira, reitor da Universidade de Rio Verde e membro do CEE de Goiás, “Projetos de Formação e Captação para o Ensino Superior”, apresentado pelo deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB), e a “A Educação Médica no Brasil e no Mundo”, abordado pela pró-reitora de graduação da UNICAMP, Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral.
Ainda foi entregue o título Honoris Causa ao Prof. Francisco Carbonari, ex- presidente do Conselho Estadual de Educação e as presenças e pronunciamentos do senador Sérgio Olimpio Gomes; do deputado federal Márcio Tadeu Lemos e do secretário estadual de Educação, Prof. Rossielli Soares que fez a palestra de encerramento do encontro.