SERVIÇO GRATUITO - Clínica Psicológica da Unifadra aponta maior procura por atendimento nos últimos cinco anos

A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, Profa. Ma. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, informa que a demanda crescente certamente ocorre por um maior adoecimento psíquico da população.
05/04/2019

A Clínica Psicológica da Unifadra, que oferece atendimento gratuito à comunidade de Dracena e municípios da microrregião, nos últimos cinco anos apresentou crescimento na procura por atendimento psicológico. A coordenadora do curso de Psicologia da Unifadra, Profa. Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, mestra em Neurociências e Comportamento pela USP, explica que a demanda crescente, em sua maioria de moradores de Dracena, talvez seja por mais conhecimento da clínica-escola pela comunidade, mas certamente por um maior adoecimento psíquico da população, o que, segundo Andréa, exige a busca por cuidados na área da saúde mental.

A coordenadora diz que o número de atendimentos prestados na clínica-escola sofre uma variação devido ao número de acadêmicos nos anos finais da formação, mas em média, desde 2015, vêm sendo realizados cinco mil atendimentos por ano.

A clínica-escola do curso de Psicologia iniciou as atividades em 2009 e tem como finalidade básica possibilitar o treinamento de alunos, mediante a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o que contribui para a formação de profissionais adequadamente habilitados e capazes de expandir os fazeres psicológicos em consonância com as novas realidades e demandas sociais, políticas e culturais da atualidade, pontua a coordenadora. “Além disso, também exercem um papel social de extrema importância, uma vez que oferecem à população economicamente desfavorecida uma possibilidade de acesso a serviços psicológicos gratuitos”.

Andréa informa que todo paciente inicia o atendimento na clínica com uma entrevista de triagem (que tem por objetivo avaliar e identificar o tipo de atendimento que melhor atende as necessidades do cliente) e aguarda uma vaga para atendimento (psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional, avaliação e atendimento em psicoterapia individual e em grupo).

Ela lembra que todos os serviços oferecidos à comunidade são conduzidos por estagiários dos 4º e 5º anos do curso de graduação em Psicologia e supervisionados por professores-psicólogos contratados pela Unifadra-Fundec (mantenedora da clínica-escola).

“São atendidas pessoas de diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e de ambos os sexos. Não são adotados critérios de exclusão relacionados à faixa social: todas as pessoas que buscam atendimento, independente de sua condição socioeconômica, são acolhidas e encaminhadas para os atendimentos de que necessitam. Mas nota-se uma maior procura por pessoas com menor poder aquisitivo, ou seja, economicamente desfavorecidas”.

A clínica psicológica recebe e trata problemas variados, desde questões que envolvem dificuldades de aprendizagem à ansiedade, depressão e outras psicopatologias.

SERVIÇO: Para ser atendido, é preciso fazer contato pelo telefone 3821-2068 para agendamento da triagem. O atendimento é gratuito. A clínica está localizada na avenida Vitória, 209, bairro Metrópole, em Dracena e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Fonte: Jornal Regional
Foto: Jornal Regional