Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifadra ganha novo laboratório de programação

06/05/2019

Com o objetivo de potencializar o aprendizado do aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena adquiriu recentemente mais um laboratório de informática. O novo laboratório está equipado com a programação robótica em Arduino, com o objetivo de desenvolver protótipos em substituição à mão de obra tradicional.
Os alunos já estão utilizando o novo espaço disponibilizado e inicializaram a construção de subprojetos.
Segundo o coordenador do curso Prof. Me. Alessandro Fornari, a programação Arduino foi introduzida ao conteúdo curricular nas disciplinas de Laboratório de Redes, Sistemas Operacionais e Organização de Computadores. Ela transforma o conceito teórico em práticas laboratoriais,  na programação em “chip” na construção de sistemas embarcados.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open source, que permite automação de projetos eletrônicos e robóticos tantos por amadores quanto por profissionais. Pode ser usado de forma independente, para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar-condicionado, pode utilizá-lo como um aparelho de medição ou qualquer outro projeto que vier à cabeça.
Fornari destacou que a linguagem de programação utilizada pelo Arduino é uma variação de um subconjunto da linguagem C++, chamada por alguns de Wiring, com isso se torna mais fácil o controle de aparelhos conectados à plataforma, podendo criar qualquer tipo de objeto interativo. Com poucas linhas de código, é possível conectar e controlar variados componentes simultaneamente.