Medicina Unifadra Dracena participará de avaliação do Hospital Sírio Libanês, CREMESP e NBME

14/06/2019

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena participarão da avaliação denominada Questionário Médico On-line do Hospital Sírio Libanês, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e da empresa National Board of Medical Examiners (NBME), nos dias 11 e 12 de setembro.
Este questionário pretende contribuir para o desenvolvimento de uma “Cultura da Avaliação”, utilizando para tal a experiência centenária do NBME. Esse teste não se trata de criar um ranking das melhores escolas ou alunos, nem tão pouco discutir critérios ou notas mínimas para que o jovem médico possa exercer sua profissão. Trata-se de uma ferramenta que pretende ajudar escolas e alunos a identificar áreas do ensino que estão adequadas e, acima de tudo, áreas que precisam ser aprimoradas.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que as faculdades não têm a obrigatoriedade de participar desta avaliação, mas que a Unifadra participará buscando uma certificação de qualidade no ensino. “Utilizaremos essa avaliação como parâmetro para cada vez mais agregar qualidade no nosso ensino”, comentou Enio Garbelini.
A avaliação é feita em duas etapas: uma aplicada para alunos do terceiro ano de Medicina (chamada de QM1) e outra para alunos cursantes do quinto ano (QM2). Os alunos da Unifadra/Fundec participarão do QM1, uma vez que o curso posssui turmas até o terceiro ano. A avaliação do QM1 aborda as ciências básicas.
As provas serão realizadas on-line, com geração a partir de uma página do NBME e os alunos farão nas dependências da Fundec/Unifadra sem nenhum custo.
A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu destacou que participar de métodos avaliativos é de grande importância para mantermos o nosso padrão de qualidade, pois são ferramentas que nos permitem avaliar nossas abordagens educativas. “Para o aluno, a verificação dos resultados da avaliação, dentre outros benefícios, servirá como estímulo para que continuem se dedicando aos estudos”, comentou a médica.
Representantes da Fundec/Unifadra estarão no Hospital Sírio Libanês (São Paulo/SP) no dia 28 de junho para uma reunião com membros do NBME, CREMESP e de outras escolas médicas para tratar de assuntos relacionados a essas avaliações.