Radiologia veterinária do CEP/UME disponibiliza alta qualidade em imagens radiográficas

Imagem radiográfica de qualidade é fundamental no tratamento de qualquer animal
03/10/2013

Há cerca de dois anos, as escolas CEP/UME oferecem o serviço de radiologia veterinária, em que é possível tirar imagens radiográficas de cães, gatos e pequenos pets do tórax, abdômen, crânio, entre outros órgãos de animais de pequeno porte. Segundo o doutor Ernesto Scardovelli Filho, médico veterinário e professor do curso de Radiologia do CEP/UME, neste período já foram feitas cerca de 600 imagens e a procura cresce a cada dia. Tanto a população quanto veterinários de Dracena e toda a região são atendidos, comentou. O equipamento utilizado na radiologia veterinária do CEP/UME é o Intercal CR-125 600m de última geração e único na cidade. Para realizar o exame, é necessária a apresentação da guia de encaminhamento de um profissional (médico veterinário), comentou Scardovelli. O custo é de R$ 15 para a primeira imagem e R$ 10 para as demais. "Ter uma imagem radiográfica de qualidade é parte fundamental no tratamento de qualquer animal", explicou. A medicina veterinária é uma ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais. Sua aplicação tem se expandido em função da disponibilidade de técnicas avançadas e do diagnóstico por imagem, usualmente empregadas na rotina das clínicas veterinárias, como exames radiográficos. A escolha do método a ser adotado depende da suspeita clínica e da facilidade de execução do exame. O médico veterinário pode e deve acompanhar seus clientes durante os exames para que possa opinar sobre as imagens, se estão da forma como ele deseja. Ernesto Scardovelli ainda disse que na radiologia veterinária os casos mais frequentes estão relacionados aos problemas ortopédicos como fraturas, displasias coxo-femoral, hérnias de disco; também favorece a pesquisa de metástase pulmonar, cardiomegalia, processos obstrutivos no trato gastrointestinal e urinário. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h, por alunos do curso de Radiologia com acompanhamento de profissional da área. "Nossa infraestrutura é única na região e podemos garantir a qualidade das imagens com valor acessível a toda comunidade", esclareceu. As informações podem ser obtidas no telefone (18) 3821-9023.