Enfermagem: cresce mercado de trabalho na área da saúde

19/06/2017

O aumento da expectativa de vida do brasileiro e a preocupação com o seu bem-estar ampliaram a demanda de profissionais qualificados na área da saúde. O curso Técnico em Enfermagem está entre os cursos profissionalizantes mais procurados no país, uma vez que sua necessidade no mercado de trabalho é cada vez maior. O CEP (Centro de Educação Profissional "Francisco Graziano Filho") forma há décadas Técnicos de Enfermagem, pautado sempre na formação humanista para exercerem com competência o que aprenderam na teoria e na prática. A estrutura curricular prevê conteúdos que irão habilitá-lo, tornando-o apto para atuar em várias áreas da saúde. Segundo a diretora do CEP Julia Portari, o mercado de trabalho para todos os profissionais de enfermagem (enfermeiros, auxiliares e técnicos) está em alta. "O crescimento da população e a ampliação dos programas governamentais de atenção básica de saúde têm contribuído para o surgimento de novas oportunidades de emprego", destacou Portari. O Curso Técnico em Enfermagem tem duração de dois anos, porém, com um ano o aluno receberá o Certificado de Qualificação em Auxiliar de Enfermagem que o permitirá já atuar na área. É um curso de formação rápida com alta empregabilidade, inserindo os profissionais em serviços de saúde públicos e privados, abrangendo unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e medicina diagnóstica, casas de assistência a idosos, ressocialização domiciliar, assistência domiciliar, dentre outros. Os profissionais técnicos em Enfermagem constituem a maioria dentro da área da enfermagem, tendo papel extremamente relevante na recuperação de um enfermo. O cuidado humano é a essência do trabalho na Enfermagem e uma formação adequada de um futuro profissional deve contemplar teorias e práticas intensas para atender às necessidades do trato com o ser humano, de forma que ele tenha uma melhor recuperação do ponto de vista físico e emocional quando apresentar algum problema de saúde. Os técnicos em Enfermagem devem ter o trabalho pautado na ética e no respeito ao ser humano, executando as suas atividades com muita dedicação, competência, profissionalismo, humanizando o ambiente com um olhar além do que se vê.