CEP/UME realiza simulação de incêndio

22/09/2017

As escolas técnicas CEP/UME realizaram uma simulação de incêndio na noite de 19 de setembro com a participação da Guarnição do Corpo de Bombeiros de Dracena e Junqueirópolis, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Vida Prev, alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec, CIPA e Brigada de Incêndio da Fundec. O evento foi organizado por alunos, professores e coordenadores dos cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho, do CEP/UME. Segundo a diretora das escolas ténicas Julia Portari, foram realizadas atividades práticas de cada etapa para conscientização de como realizar a evacuação do prédio no caso de um incêndio real, com segurança, agilidade e conhecimento. Foram feitas simulações de primeiros socorros às vítimas, com demonstrações feitas pelos Bombeiros e pelo médico responsável, tendo a participação dos alunos de Medicina e técnico em Enfermagem. As encenações como vítimas para o socorro, com maior e menor gravidade, e também a encenação de uma vítima que veio a óbito foram feitas pelos próprios alunos da instituição. Os alunos de Segurança do Trabalho foram coordenados pelo professor Oseias Semencio dos Santos e os alunos de Enfermagem, pela coordenadora Lucilena Aparecida Esteves. Segundo Oseias Semencio, a simulação é de extrema importância, pois tudo que se é feito na prática reforça o aprendizado, é a demonstração da teoria na prática. “A atividade foi um sucesso, os participantes conseguiram concluir a evacuação e os primeiros socorros com eficácia”, concluiu Semencio.