Solenidade de entrega de condecorações de mérito educacional marca abertura das comemorações pelos 50 anos da Fundec

A noite de sábado, na Fundação Dracenense de Educação e Cultura foi marcada por emoção, em evento que entrou para a história da cidade e região.
15/05/2018


A abertura das comemorações pelo jubileu de ouro da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) se deu na noite de sábado, 12, no auditório da Fundação, Profº Geraldo Mariano Alves. O evento histórico para Dracena e região contou com presenças de autoridades civis e políticas e foi regado a momentos emocionantes resgatando em muitos momentos a histórica da Fundec. A solenidade marcou mais uma vez a importância que a Fundec representa para a Alta Paulista. E agora também com a Faculdade de Medicina Professor Wander Dorival Ramos, com alunos de todo o Brasil.

O ponto alto da noite foram as entregas das Condecorações de Mérito Educacional - maior honraria concedida pela instituição – a 21 homens que contribuíram direta ou indiretamente com a Fundação nos últimos 10 anos, como colaboradores e também pessoas da comunidade.

A mesa principal foi composta pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundec, professor Décio José Esteves; o diretor executivo, Edson Hissatomi Kai; a presidente da Comissão Organizadora dos 50 Anos da Fundec, Marina Zamariolli; prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini; presidente da Câmara Municipal de Dracena, Rodrigo Rossetti Parra (representado pelo vereador Cláudio José Pasqualeto); juiz de direito Cláudio Issao Yonemoto; os            deputado Ed Thomas e Reinaldo Alguz e o ex-deputado Mauro Bragato. Autoridades fizeram uso da palavra. Houve a apresentação do Coral Unifadra, sob a regência de Sheila Franceschini.

A missão da Fundec, a partir de sua nova gestão é “Educar e qualificar pessoas em todos os níveis, com qualidade e responsabilidade social”. Tem como visão de futuro: “Ser referência educacional pela excelência de qualidade dos serviços prestados”.

O fruto mais recente desse trabalho foi apresentado durante a noite, trata-se do Leão de Ouro do Anglo, prêmio concedido na semana que passou durante a Convenção do Sistema Anglo ao Colégio Anglo-CID, como um dos principais parceiros do sistema.

O público recebeu a Revista da Fundec 50 Anos, uma edição histórica que foi elaborada para as comemorações do cinquentenário e também houve a apresentações do novo vídeo institucional e site da Fundação.

Atualmente as unidades escolares mantidas pela Fundec são: Colégio Anglo-CID (ensino fundamental, médio e cursinho); Escolas CEP e UME (ensino profissionalizante); Faculdade Unifadra (ensino superior), parceria com a Unopar (ensino superior a distância), parceria com a LFG (ensino profissionalizante a distância) e parceria com a Impacta (ensino profissionalizante a distância).
 

MÉRITO EDUCACIONAL: HOMENAGEADOS COM CONDECORAÇÕES

ALTAMIR ALVES DOS SANTOS - Provedor da Santa Casa de Dracena há 6 anos, participa da instituição há mais de 25 anos.

FRANCISCO JOSÉ CARBONARI – Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, órgão que já presidiu por duas ocasiões, assim como a Câmara de Ensino Superior.

PAULO ALEXANDRE MONTEIRO FIGUEIREDO – Diretor da Unesp, campus de Dracena. É também docente e pesquisador nas áreas de cultura da cana-de-açúcar e fisiologia vegetal na Unesp, instituição onde ingressou no ano de 2003.

EDSON AUGUSTO ANDREO - Foi presidente do Conselho de Curadores na gestão 2014-2017. Hoje é corretor de imóveis, com escritório instalado na cidade.

ILSO POLIDORO - Foi presidente do Conselho de Curadores na gestão 2011-2014. É presidente do Grupo Polidoro em Dracena.

VALDOMIRO BERETTA - Foi presidente do Conselho de Curadores, concluindo a gestão 2008-2011.

EDSON FÁVERO - Professor da instituição desde 1985, ou seja, há 33 anos. Sua carreira na docência teve início aqui, quando se formou na primeira turma de Matemática, e depois em Pedagogia.

LUIZ GONZAGA CORREA DE ALMEIDA MORAES - Teve toda sua carreira dedicada à Educação. Formou-se em Pedagogia pela instituição. O pai dele, também grande professor e humanista, dá nome ao Anglo-CID: Escola Professor Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes, assim como a biblioteca da Fundec.

CÉLIO REJANI - Foi prefeito de Dracena na gestão 2009-2012.

JOSÉ ANTONIO PEDRETTI - Foi prefeito de Dracena na gestão 2013-2016.

FRANCISCO EDUARDO ANICETO ROSSI - Foi presidente da Câmara Municipal na gestão 2015-2016.

MOISÉS ANTONIO DE LIMA - Foi presidente da Câmara Municipal na gestão 2013-2014 e 2007-2008. Foi também vereador por 3 mandatos e hoje é o vice-prefeito de Dracena.

NELSON BUZINARO - Foi presidente da Câmara Municipal na gestão 2011-2012 e 2001-2002. Foi vereador por 3 mandatos em Dracena e um em Flora Rica, na década de 70.

JULIANO BRITO BERTOLINI - Foi presidente da Câmara Municipal na gestão 2009-2010. Foi vereador por 3 mandatos consecutivos e hoje é o prefeito de Dracena.

ED THOMAS - É deputado estadual, já em seu terceiro mandato. Tem sua carreira feita no radialismo, há mais de 35 anos.

MAURO BRAGATO - Iniciou sua vida pública em 1979, acumulando até hoje 9 mandatos como deputado estadual. É formado em Sociologia pela Unesp.

REINALDO ALGUZ - É deputado estadual em seu segundo mandato. É engenheiro agrônomo e desenvolveu sua carreira de empresário nas áreas de movelaria, logística e hotelaria. Atuava também como pregador da Renovação Carismática Católica, fundador da Sociedade Irmãos de Misericórdia (SIM).

MAIS HOMENAGEADOS -José Augusto Lahoz do Prado, superintendente do Santander Universidades, que possibilitou o processo de internacionalização da Unifadra; o professor Hubert Alqueres, membro do conselho Estadual de Educação, grande incentivador da Fundec e o colaborador Nelson Franzzo, que trabalha na instituição há quase 30 anos, não puderam estar presentes e receberão suas condecorações em outra oportunidade.

 

MAIS EVENTOS

As comemorações dos 50 anos prosseguirão no próximo sábado, 19, com o Recital 50 anos Fundec, com a cantora Sheila Franceschini, também no auditório, às 20h, aberto à comunidade. O evento tem caráter beneficente, cuja entrada será um quilo de alimento não perecível. Os organizadores lembram que os convites devem ser retirados no Centro de Informações da Unifadra/Fundec.

No sábado, dia 26, está marcado jantar dançante, com animação da banda Santa Mônica, às 21h, no salão social da ABD. Os convites estão à venda na secretaria da ABD e no Setor Financeiro da Fundec, R$ 120,00 (para duas pessoas) – bebidas não inclusas.

Fonte: Jornal Regional
Fotos: André Kuwada


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9023

OUVIDORIA