Sobre o curso

O Curso de Enfermagem das Faculdades de Dracena tem como objetivo geral preparar enfermeiros capacitados a atuar nas áreas de Saúde Pública e Privada, nos diferentes níveis de atendimento, abrangendo a atenção primária, secundária e terciária. O profissional que se pretende formar é aquele que, em condições favoráveis como nas mais adversas, tenha preparo para dar atendimento imediato ou prolongado a todos aqueles que estejam necessitados de seus serviços, sejam eles no âmbito institucional, ambulatorial, comunitário e/ou domiciliar, sem discriminação de nenhuma natureza; que tenha capacidade de tematizar a própria prática e refletir criticamente a respeito dela, valorizando o saber/fazer produzido em seu trabalho cotidiano e sendo consciente de sua dignidade como ser humano e profissional, cultivando os valores morais, éticos e vitais.
Assim sendo, pretende-se formar um profissional de caráter generalista, com mentalidade preventiva para a promoção da saúde do homem (indivíduo, família e comunidade), exibindo habilidades para atuar nos extremos sócio-econômico-culturais, ou seja, em ambientes terapêuticos de sofisticada tecnologia, ou em ambientes coletivos desprovidos de tais condições, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, atuando na assistência, administração e educação em saúde, integrando assim , de forma participativa e reformadora, a sociedade em que vive e atua.
Além disso, procurou-se adequar a matriz curricular de modo a atender o perfil traçado pelo Conselho Federal de Enfermagem e Pesquisa em todos os seus aspectos fundamentais, com uma sólida base técnico-científica, humanística e ética, enfatizando a capacidade de tomar decisões imediatas, liderar, organizar, planejar e supervisionar dos serviços técnicos; relação interpessoal, profissional respeitando aos preceitos éticos e legais, prevenindo e controlando quaisquer intercorrências, participando de projetos e reestruturações de unidades além de assessorar programas e serviços na área de saúde.

» Reconhecimento: Portaria CEE/GP 586, de 05/12/2012, publicada no D.O.E. de São Paulo
Habilitações: Bacharelado em Enfermagem
Vagas: 100
Período: Noturno
Carga Horária: 3640 horas

» Coordenação:
Profa. Enf. Ms. Eunice Maria Zangari Nelli
Mestre em educação pela FCT Unesp de Presidente Prudente
Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panício
Doutora em Enfermagem em Saúde Pública - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP-USP, Brasil.

e-mail: enfermagem@fundec.edu.br
Fone: (18) 3821 9000 – ramal 9056


Corpo Docente

ÂNGELA CONCEIÇÃO RODRIGUES VILELLA
ESPECIALISTA
CLAUDINÉIA MACEDO
ESPECIALISTA
EUNICE ZANGARI NELLI
MESTRE
ISRAEL GUMIEIRO
ESPECIALISTA
Lattes
JAQUELINE BERGARA KURAMOTO
MESTRE
LÍLIAN CARLA FERRARI SOSSAI PANÍCIO
DOUTORA
LUCIANA SANAE OTA TAKAHASHI
MESTRE
LUIZ GUSTAVO PERON MARTINS
MESTRE
MARIA CRISTINA SANCHES SAHLI
ESPECIALISTA
NIVALDO CORREIA DA SILVA
DOUTOR
PAMELLA CACCIARI
MESTRE
PATRÍCIA SALES
ESPECIALISTA
REGIANE PALOMO MORAES
ESPECIALISTA
ROSA CRISTINA MARTINS DE ARAÚJO
ESPECIALISTA
ZULEICA OLIANI ROSSI
MESTRE

Mercado de Trabalho


A área da Saúde é uma das que mais emprega no Brasil. De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Ministério da Saúde (CNES), são aproximadamente 2,9 milhões de postos de trabalho no setor em todo o País. E o setor de enfermagem é responsável por boa parte desse volume. Dentro da área, o enfermeiro pode atuar em diversas frentes. Além dos cargos de assistência, que lidam diretamente com os pacientes, há outros mais burocráticos e de retaguarda.

O ENFERMEIRO PODE ATUAR:
- Área assistencial Hospitalar ou Saúde Pública (UBS e ESF)
- Área administrativa e Auditoria: Hospitais e Convênios de saúde
- Enfermagem do trabalho (Usinas, empresas, convênios de saúde)
- Enfermagem Home Care (assistência domiciliar)
- Enfermagem SAMU, Resgate Aéreo
- Enfermagem em Gestão Pública: gestor saúde município
- Enfermagem atuando na UPA

Infraestrutura

  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva



(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA