Convênio entre Unifadra e MEC dispensa avalista para FIES

Com os juros de 0,29% ao mês, fica mais barato optar pelo Fies do que financiar uma moto ou um carro. Já a inflação anual em 2012 ficou em torno de 6%, e a taxa de juros do Fies é de 3,4% ao ano sem correção monetária.
27/09/2013

Um convênio entre a faculdade Unifadra, mantida pela Fundec, e o Fundo Garantidor do Financiamento Estudantil (FIES) do Ministério da Educação (MEC) extinguiu a exigência de avalista nos financiamentos dos cursos superiores da instituição. Em razão disso, os alunos matriculados nos cursos da Unifadra que optarem pelo Fies não precisarão de avalista. Podem pleitear o Fies ingressantes e calouros de todos os cursos de licenciatura e bacharelado da instituição credenciados pelo sistema do Fies. Segundo Cláudia Binoto, diretora de Secretaria da Fundec, mesmo com o nome em algum cadastro restritivo de crédito, o estudante pode pleitear o financiamento. "A única condição que o Fies exige é que os alunos tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio", explicou. Outro fator é a forma de pagamento: o aluno tem carência de 18 meses para começar a pagar após o término do curso e o valor é dividido por três vezes o tempo do financiamento, acrescido de 12 meses. "Um curso de 4 anos seria pago em 18 anos e 6 meses, ou seja, 4 anos, tempo de duração do curso, 18 meses, período de carência, 12 anos, três vezes o período do curso, mais 12 meses", comentou. O Fies é a linha de crédito mais barata existente no mercado, com anuais de 3,4%. Os bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros. Com os juros de 0,29% ao mês, fica mais barato optar pelo Fies do que financiar uma moto ou um carro. A inflação anual em 2012 ficou em torno de 6%, e a taxa de juros do Fies é de 3,4% ao ano sem correção monetária. "A faculdade Unifadra oferece o FIES há alguns anos e também o programa estadual Escola da Família. Ambos colaboram diretamente na qualificação de vários estudantes de Dracena e região", comentou Edson Kai, diretor executivo da Fundec. Inscrições estão abertas para vestibular da faculdade Unifadra Dracena As inscrições estão abertas para o vestibular da faculdade Unifadra Dracena, mantida pela Fundec. A instituição oferece vagas em 10 cursos superiores: Arte, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. O vestibular está programado para o dia 8 de dezembro, às 14 horas. O interessado pode se inscrever no site www.fundec.edu.br/unifadra/vestibular. No portal, o candidato tem acesso às informações sobre os cursos, convênios, contatos e o edital do vestibular. A faculdade Unifadra oferece os programas Escola da Família, Financiamento Estudantil (FIES) e Proinf que utiliza as notas do Enem para ingresso na instituição.