Ex-alunos do curso de Computação da Unifadra Dracena se destacam no mercado de trabalho

12/02/2014

Os licenciados em Computação possuem formação sólida na área de tecnologia, permitindo assumir vagas de programador, analista de sistemas, gerente de TI, analista de suporte, entre outras. Mas, de acordo com Ronaldo Custódio, coordenador do curso, uma das melhores possibilidades acaba sendo a de atuar como professores. "No entanto, unir educação e tecnologia é um caminho ainda pouco explorado, com muita possibilidade de crescimento", comentou. Criar, monitorar e gerenciar produtos tecnológicos educacionais é a grande habilidade do licenciado em Computação. O profissional formado no curso de Licenciatura em Computação fará a conexão entre as necessidades dos educadores e os profissionais de TI. O profissional possui profundo conhecimento em Computação, aliado à Pedagogia e também à Psicologia. "Podemos comprovar isto com o crescente uso de tablets, smartphones e netbooks por crianças, adolescentes e adultos que utilizam para seus estudos em salas de aula", explicou. Outro mercado de trabalho para o licenciado em Computação é o desenvolvimento de tecnologias para a educação a distância (EAD). "O profissional poderá criar novos formatos de ensino através de dispositivos móveis ou ambientes virtuais de aprendizagem, com interfaces lúdicas", diz Ronaldo. Frankillin Cardoso, formado há dois anos pela Unifadra, é um exemplo. Divide sua rotina de gerente de TI da empresa Vidrosul/Tempersul de Dracena com a de professor concursado do Centro Paula Souza, ministrando aulas de Sistemas Operacionais e Linguagens de Programação. Apenas formado na graduação de Licenciatura em Computação, o profissional leciona no ensino fundamental e médio. "O professor de informática pode dar apoio para as outras disciplinas. Ele vai trazer a tecnologia como um meio para o ensino", explica Frankillin. Desta forma, o profissional vai atuar também como um consultor. O formado no curso de Computação da Unifadra pode atuar em qualquer tipo de empresa de TI. É o caso de Guilherme Tavares, que trabalha atualmente na DinizSoft, empresa de desenvolvimento de softwares fiscais e ERPs, como analista de suporte. "O curso de Licenciatura em Computação da Unifadra me ajudou muito devido a minha profissão exigir contato permanente com o cliente. Todas as técnicas que aprendi para lidar com alunos em sala de aula podem ser facilmente aplicadas a treinamentos realizados aos clientes que usam o sistema da empresa onde trabalho", disse. Ainda de acordo com Custódio, os interessados no curso podem buscar bolsas de estudo no programa Escola da Família e financiamentos como o FIES.