Medicina Unifadra realiza atividade com comunidades de Dracena e Junqueirópolis

26/09/2017

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena realizaram, no dia 18 de setembro, uma atividade educativa com diabéticos pacientes das ESFs (Estratégia Saúde da Família) das cidades de Dracena e Junqueirópolis. A ação foi realizada dentro do IESC (Interação Ensino, Serviço e Comunidade) dos alunos, coordenados pelas professoras Me. Eunice Nelli, Me. Pâmella Cacciari e Dra. Lilian Sossai Panício. A atividade foi executada pelos estudantes com o objetivo de realizar uma educação em saúde com os usuários das respectivas unidades sobre a prevenção. De acordo com a Dra. Marilda Morgado de Abreu, os estudantes tiveram oportunidade de realizar os testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. “Essa atividade contempla a matriz curricular e faz parte do IESC, com a intencionalidade de aproximar o estudante da realidade da ESF, onde há prevalência de usuários com doenças crônicas”, destacou a coordenadora. Os professores preceptores do IESC de Medicina Eduardo Beretta, Claudinéia Macedo, Me. Luciana Ota, Caroline Guarinão, Me. Jeisson Ferrari, Me. Zuleica Rossi, Maria Cristina Salli e Rosa Cristina Araújo acompanharam os alunos na realização das tardes educativas para os pacientes. Foram atendidas as Unidades Básicas de Saúde dos jardins Brasilândia e Jussara, de Dracena; e das unidades de Junqueirópolis dos bairros Centro, Alto Cene, Jardim dos Pássaros e Jardim Urbanel. Segundo a assistente de coordenação do curso profa. Me. Zuleica Rossi, a próxima atividade visará abordar o tema Hipertensão. “Os preceptores e coordenadores já estão organizando a próxima atividade para os alunos, prevista para o próximo mês”, comentou Rossi.