Calouros de Medicina da Unifadra iniciam aulas de IESC

27/03/2018

Os alunos ingressantes do curso de Medicina da Faculdade Unifadra de Dracena já estão em campo com atividades do programa Interação Ensino de Saúde Comunidade (IESC) em ESFs de Dracena e Junqueirópolis.
Os estudantes realizam visitas domiciliares aos pacientes cadastrados nas unidades, sob a supervisão de preceptores, com foco na prevenção e promoção em saúde. "Nosso aluno já está vivenciando de maneira real o trabalho no campo, sempre orientado por profissionais que acompanham e monitoram todas as atividades", comentou a coordenadora do curso Dra. Marilda Morgado de Abreu.
Os estudantes são acompanhados pelos preceptores e pelos agentes comunitários de saúde, desenvolvendo habilidades interpessoais que os possibilitam trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional, bem como uma reflexão sobre os principais problemas de saúde da comunidade. Recebem os alunos do curso de Medicina da Unifadra Dracena os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) do Jardim Brasilândia e do Jussara de Dracena, além dos ESFs 1, 2, 3, 4, 5 e 6 de Junqueirópolis.
A Dra. Marilda Abreu destacou que já são duas turmas de Medicina em campo levando este serviço para a comunidade. “Durante o primeiro semestre de 2018, serão atendidas em torno de 250 famílias”, explicou a médica e coordenadora de Medicina.
A coordenadora de IESC da Unifadra Dra. Sandra Braz Sola Deponte destacou que os acadêmicos, durante as visitas aos pacientes, desenvolvem habilidades interpessoais que os possibilitam trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional, bem como uma reflexão sobre os principais problemas de saúde da comunidade, trabalhando para uma formação profissional humanizada.