Unifadra convida para SEMANA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

06/08/2018

A Unifadra convida para a III Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência com o tema: “Somos todos iguais na diferença. Inclua-se também., que será realizada de 13 a 15 de agosto, das 19h às 22h, na Fundec. O evento é organizado pelo curso de Psicologia da faculdade.

O evento é aberto à comunidade, que poderá se inscrever em dias separados, considerando que no dia 13 de agosto haverá uma palestra com o psicólogo e professor Dr. Jorge Luis Ferreira Abrão (UNESP – Assis), que irá falar sobre transtorno do espectro do autismo, abordando um olhar psicanalítico. Neste dia, também haverá uma apresentação artística da APAE de Dracena.

Já no dia 14 (terça-feira), será realizada uma mesa-redonda composta por diversos profissionais que promoverão, por meio de suas experiências, reflexões e construções sobre a inclusão da pessoa com deficiência nas escolas e nas empresas. Os profissionais que participarão da mesa são: Vanessa Maria Redígolo Castilho (Secretária da Educação de Dracena); Any Kelle do Nascimento da Silva Pelegrinelli (Coordenadora Adjunta da Educação Especial de Dracena); Adriana Miyagui Despencieri (Diretora da APAE Dracena); Luís Antônio Clápis (Professor de Escola Regular de Ouro Verde); Juliana Alves Freitas Costa (profissional no mercado de trabalho). Neste dia também será realizada uma apresentação musical com a Andrea Helena Pereira de Souza.

O evento será encerrado no dia 15 (quarta-feira) com novos debates sobre o autismo, a partir de falas de mães e profissionais envolvidos neste trabalho. Estarão presentes neste dia profissionais do Espaço Potencial de Marília (Adélia Ferreira - psicóloga; Lurdes Santos - psicopedagoga; Wilson Nascimento – pedagogo) para compor a mesa de discussão juntamente com: Rosirley Alves Parússulo (mãe); Renata Amador Batistela (fisioterapeuta – equoterapia).

A Semana será encerrada com a apresentação do Coral da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Dracena (ADELF-SULI).

Durante as palestras do dia 13 e 14 de agosto, estará aberta a “sala interativa”, onde todos poderão vivenciar experiências significativas sobre o autismo.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia Profa. Ma. Andrea Frizo, este trabalho é realizado pelos alunos do 9º termo do curso de Psicologia, com parceria do 7º termo do curso de Artes Visuais da Unifadra e tem como objetivo trazer reflexões sobre as práticas de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, como também promover discussões que agreguem no manejo profissional.

Convidamos toda a comunidade, profissionais e alunos de graduação de Dracena e região para participar conosco deste momento! As inscrições para as últimas vagas do evento serão de 6 a 10 de agosto de 2018, no Centro de Informações da Unifadra, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.