Curso de Letras da Unifadra/Fundec apresenta teatro “A dama repugnante”, adaptado do conto de Geoffrey Chaucer

19/10/2018

No último dia 15 de outubro, uma equipe de alunos do curso de Letras da Unifadra, mantida pela Fundec, a partir da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa, apresentaram a peça teatral: “A dama repugnante”, uma adaptação do conto de Geoffrey Chaucer.
A apresentação ocorreu para alunos da Escola Estadual Engenheiro Isac Pereira Garcez.
O evento teve como finalidade aliar a teoria proposta pelos PCNs à prática em sala de aula e motivar toda a equipe escolar, professores, gestores e, em especial, os alunos, a entrar em contato com a literatura, em um primeiro momento, “brincando”.
Participaram alunos do 8º termo de Letras; as professoras Sirlei Souza e Danielle Mantovani e a coordenadora do curso de Letras Lizandra Martins.
Segundo a coordenadora de Letras, Lizandra Martins, o teatro foi o produto final das discussões em sala de aula sobre o conteúdo determinado no cronograma da disciplina.
“Atividades como essa promovem uma formação docente segundo as exigências da educação atual, aliando a teoria a uma prática dinâmica, inovadora e eficiente em sala de aula, demonstrando que é possível ensinar com qualidade, além de estimular os alunos do ensino médio e EJA, a partir das artes cênicas, a despertar o interesse pela leitura de livros da literatura clássica, desconstruindo a imagem de que toda leitura é um ato enfadonho e cansativo”, comentou.
Ainda de acordo com a docente, a necessidade de profissionais da educação eficazes e de práticas que direcionem a leitura como eixo principal da aprendizagem constituem-se em duas justificativas evidentes deste projeto. Segundo os PCNs, a organização e direção de situações de aprendizagem referem-se a uma complexa competência do professor de Língua Estrangeira, a qual implica superar modelos clássicos de exercícios e o formato de aula magistral, evoluindo para um modelo cujo foco é o aluno e não apenas o conteúdo (PCN, 1999, p. 129). Tal afirmação motivou o projeto de teatro “A dama repugnante” a criar um modelo de atividade e de aula que suplante o modelo de sala de aula tradicional para uma sala de aula em que o aluno torna-se capaz de explorar diferentes espaços e tempos, a partir da leitura de um clássico da literatura inglesa adaptado a um tempo atual.

O projeto:

O projeto de teatro “A dama repugnante” terá duração bimestral, a partir de conteúdos relevantes da disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, os quais se fundamentarão nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tais como conteúdos estruturadores, competências e habilidades em Língua Inglesa para Ensino Fundamental e Médio; a prática docente, formação inicial e continuada; papel do professor; avaliação. Desta discussão, surgirá a necessidade de pôr em prática os conceitos abordados adotando a metodologia da pedagogia de projetos.