Medicina da Unifadra já traz resultados para comunidade de Dracena e região

Inscrições para o vestibular de Medicina da Unifadra, organizado pela Vunesp, são prorrogadas para o dia 10 de junho; prova será dia 30 de junho
06/06/2019

Com uma metodologia inovadora, profissionais comprometidos e o planejamento seguido à risca pela equipe da Fundec/Unifadra, o curso de Medicina caminha para a quarta turma, atendendo a comunidade de Dracena e região.

A coordenadora do curso de Medicina, Marilda Milanez Morgado de Abreu, o diretor acadêmico da Unifadra, Enio Garbelini e o diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai receberam a reportagem do Jornal Regional para falar sobre os resultados desses três anos de implantação do curso na cidade, estrutura e metas uma vez que o vestibular de inverno de Medicina será realizado neste mês, no dia 30 de junho. As inscrições foram prorrogadas até segunda-feira, 10. São 33 vagas. Essa será a quarta turma de Medicina que vai ser iniciada em 2020 e conforme a equipe, o vestibular é uma oportunidade para garantir a vaga, fazer a matrícula e antecipadamente ter mais tempo para organizar a mudança e a nova rotina na Cidade Milagre.

O edital e as inscrições para Medicina podem ser conferidos no site www.vunesp.com.br

Alunos terão laboratório como centro cirúrgico para desenvolver a prática

Sempre agindo com organização e planejamento, o trabalho, neste momento, está concentrado na construção do Laboratório de Habilidades Cirúrgicas e Biotério que será inaugurado ainda este ano. O espaço será utilizado pelos alunos do 4º ano de Medicina que irão aprender sobre treinamentos cirúrgicos. “No quarto ano eles terão acesso a uma estrutura fantástica como se fosse um centro cirúrgico de uma Santa Casa que poucas faculdades oferecem”, revela Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso.

Só a partir do 5º ano do curso, os alunos vão para o internato, ou seja, em 2021, e a Fundec já está com a situação praticamente definida. “Nosso projeto pedagógico foi feito com muito planejamento e organização, contemplando questões práticas, assim não teremos problemas com hospitais. Nosso projeto contempla a utilização das Santas Casas de Dracena e Junqueirópolis, mas estamos conversando com outras provedorias porque queremos oferecer mais opções aos alunos”, considerou Edson Kai, diretor executivo da Fundec. No internato, os alunos sob a orientação dos professores atenderão pacientes SUS.

Pacientes SUS já são atendidos por alunos de Medicina, orientados por precepctores da Unifadra, informa Fundec

Pacientes SUS em Dracena já estão sendo atendidos pelos alunos de Medicina da Fundec, orientados por preceptores da Unifadra, uma vez que estes, desde o início do curso vão a campo acompanhando as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Dracena, Ouro Verde e Junqueirópolis. “O aluno já está inserido no cenário social e de saúde desde o início do curso. Eles vão às residências juntos com as equipes do município e ajudam muito no relacionamento humano, um grupo maior consegue dar mais atenção. A população tem aprovado esse formato de atendimento”, pontuou Ênio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra.

Os acadêmicos já realizam atividades de estágio no ambulatório no bairro São Cristóvão, duas vezes por semana.

Os profissionais também frisaram a importância da relação estreita com a Administração Municipal por meio da secretaria municipal de Saúde e destacaram o empenho e dedicação dos médicos que lecionam comprometidos com o desenvolvimento do curso. “Todo ano são feitas duas capacitações em metodologia ativa. Atualmente temos dez professores matriculados em programas de mestrado”, contou a coordenadora.

Marilda Abreu, Ênio Garbelini e Edson Kai lembraram que o curso permite uma formação integral uma vez que há professores que não são médicos e lecionam disciplinas correlatas, como: Informática, Libras, Empreendedorismo e Etnias. “Na nossa metodologia o aluno não é coadjuvante, ele é agente, protagonista do processo”, explicaram.

A Fundec almeja que o curso de Medicina seja uma referência nacional. Para isso, vai realizar processos de avaliação do curso com instituições renomadas e frisa que não são todas as escolas de medicina que aderem aos sistemas de avalição. “O objetivo é que os alunos façam avaliações e caso sejam necessárias serão realizadas correções de percurso”, informou Edson Kai.

Em Dracena, os estudantes participarão do Exame de Qualificação Médica (QM1), aplicado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e Sírio Libanês; farão o Teste do Progresso em setembro e a prova do Enade, que neste caso não é obrigatória.

Além das provas, a Fundec participa de reuniões e no caso do Teste do Progresso, irá atuar até na elaboração de algumas questões.

REFLEXO ECONÔMICO

A vinda dos alunos de várias partes do Estado de São Paulo e de outros Estados estimula o setor de construção e imobiliário, comércio e serviços na cidade.

Foto: Vanessa Matsumoto/JR
Fonte: Jornal Regional