Anglo-CID inova na Educação Física Escolar em tempos de pandemia

21/08/2020

Com a pandemia, o mundo se viu repentinamente obrigado a ficar em casa, e as escolas se reinventaram para garantir a continuidade do ensino por meio das ferramentas tecnológicas. A Educação Física Escolar, que já caminhava com novas metodologias, também se reinventou, buscando, além do ensino de esportes competitivos, garantir o bem-estar físico dos jovens.
Os professores de Educação Física do Anglo-CID Aline Siqueira (ensino fundamental I e II) e Rubens Rollo Cavalin Júnior (ensino fundamental II e médio) têm levado aos alunos aulas on-line pela plataforma Plurall.
Com atividades e brincadeiras, é possível desenvolver as capacidades motoras das crianças, explica a professora Aline Siqueira. “Mesmo nesse período de quarentena em que estamos em casa, nós conseguimos trabalhar o que é preciso, brincar e nos divertir. Mesmo vivendo esse momento tão delicado, conseguimos algo de muito valor que é juntar a família, em algumas aulas os alunos brincam com os pais, avós, tios, primos, enfim, com quem estiver em casa. Essa união é muito importante para a criança. E temos também aulas teóricas em que trabalhamos as regras básicas dos esportes em geral”, explicou Aline.

A Educação Física do 8º ano ao 3º ano médio do Anglo-CID, ministrada pelo Prof. Rubinho, está focada em assuntos relacionados a atividade física e saúde. “Nessa idade os alunos têm uma característica diferente dos pequenos no que se refere a atividades práticas on-line, os alunos têm suas atividades físicas variadas e não fazem ao vivo. Parte das aulas busca promover uma mudança de comportamento decorrente da atividade física”, acrescentou o professor.

A disciplina Educação Física também possui a parte teórica, que leva os alunos à reflexão sobre diversos assuntos relacionados a esportes e bem-estar. “Uma vez por semana, as aulas são sobre diferentes assuntos, como treinamento funcional (cada aluno faz as atividades práticas sugeridas de acordo com sua rotina e horário), sedentarismo, benefícios da atividade física para a saúde mental, como o corpo reage à quarentena, cuidados com a alimentação, a importância do bom sono. Postura, lesões esportivas, benefícios da caminhada, supervalorização da beleza física, ídolos no esporte, esportes paralímpicos também são assuntos abordados nas aulas”, explicou Rubinho.
Pensando no treinamento mental, dentro da Educação Física do Anglo-CID, o Prof. Rubinho trabalha ainda com atividades que envolvem a linha da vida, crenças limitantes, procrastinação, e seu estado atual.
Nesse momento em que as tecnologias são tão importantes para a educação, trazer novas metodologias de ensino é essencial para a formação humana  e escolar dos alunos.

É importante ressaltar que a Educação Física, mesmo em casa, promove a sensação de bem-estar, uma vez que com a pandemia e a quarentena as crianças ficam estressadas e com isso podem desencadear vários problemas como a ansiedade e até depressão. “Quando a criança brinca e faz exercícios físicos de que gosta, é liberada a endorfina, um hormônio produzido na glândula hipófise, gerando a sensação de bem-estar no organismo. Isso está diretamente ligado ao relaxamento. Nosso dever é levar às nossas crianças e adolescentes um momento mais relaxante, diante da rotina estabelecida por toda essa situação. O que a educação física escolar proporciona, além do trabalho motor no corpo, é também o benefício no aprendizado e na formação do caráter por meio de valores, contribuindo para que a criança cresça aprendendo a respeitar regras, espaços e limites, tanto seus quanto dos seus amigos”, explicou Aline Siqueira.
A diretora do Anglo-CID Eulália Pires Fava destacou que, em períodos atípicos como o que estamos vivenciando, é gratificante ver como esses educadores são criativos nas atividades que desenvolvem, sempre visando ao melhor para os nossos alunos. “Como equipe Anglo, só tenho que reconhecer o potencial e o talento dessa dupla de professores que cumpre sua missão de ensinar com compromisso, responsabilidade e esmerada dedicação. Assim o sucesso é o resultado do trabalho desenvolvido com excelência. As aulas de Educação Física são importantes em todos os segmentos, pois elas promovem o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do esporte. A Educação Física Escolar promove a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem”, finalizou a diretora.