Educação tecnológica: alunos do Anglo-CID usam ciência e tecnologia para aprendizados multidisciplinares

30/11/2020

O Anglo-CID é parceiro há 11 anos da empresa Zoom.Education, organizadora do Programa Zoom Education, e utiliza sua plataforma para fornecer aos alunos do 1º ao 9º ano o acesso às tecnologias do programa.

A Profa. Amanda Matreiro, docente desta disciplina extracurricular no Colégio, trouxe novidades para as aulas neste período de pandemia. “Fizemos adaptações e tivemos resultados muito positivos. Os alunos pesquisam, fazem projetos e a família participa desse momento cientista das crianças”, comentou a professora.

Neste último mês, os alunos trabalharam assuntos que envolveram aprendizados multidisciplinares com o Robótica.

Trabalhando História e lógica matemática, os alunos estudaram a invenção e os componentes da urna eletrônica, que é brasileira, e aprenderam como é o funcionamento de uma eleição, o cadastro dos eleitores, a biometria e a contagem de votos. A partir daí, os alunos simularam no site Roberta LAB uma votação entre candidatos fictícios e também a apuração dos resultados.

Na área das Ciências Físicas e Biológicas, os alunos construíram um pássaro equilibrista e foram desafiados a equilibrar talheres em um palito de dentes. Nesta atividade, foram estudadas as partes do corpo responsáveis pelo equilíbrio, como o cerebelo, a coluna e os músculos, além de fatores como gravidade, simetria e ponto de equilíbrio dos objetos.

Já despertando o espírito empreendedor nas crianças, a Profa. Amanda Matreiro trabalhou uma aula em que os alunos produziram propagandas, banners, cartões de visitas e posts para redes sociais usando o aplicativo CANVA (https://www.canva.com/pt_br/modelos/).

Estudando conceitos físicos como ação e reação (Terceira Lei de Newton), propulsão, resistência da água e do ar, o funcionamento de hélices e engenharia, os estudantes produziram objetos e meios de transporte que utilizam hélices.

Estudando conceitos aerodinâmicos dos carros de corrida, com comparações de veículos de desenhos e análise das possibilidades ou não desses carros ganharem uma corrida, a aula, que foi bastante animada, rendeu a criação de automóveis malucos e desenhos muito criativos.

Segundo Eulália Fava, diretora do Anglo-CID Dracena, as crianças do mundo atual são nativos digitais. O desafio da escola é torná-las protagonistas do conhecimento e não simples usuárias de tecnologia. Por meio da metodologia do ‘aprender fazendo’, elas criam suas próprias soluções, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.

Os alunos do colégio já conquistaram 3 importantes prêmios em torneios regionais e nacionais, sendo o último em 2019, com o bicampeonato no Torneio Brasil de Robótica – TBR, na categoria Middle2.