Login:   Senha:

Capa » Atual » Moraes

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM

Kátia Juliana da Silva, Lucas Kragel Garcia, Emerson J. L. Silva.

Resumo

A escola sempre foi uma das maneiras sociais de proporcionar uma educação formal, sendo responsável pela formação acadêmica, e em parte, por um acréscimo cultural na vida dos alunos. Desta maneira, a interdisciplinaridade, ou seja, a utilização de disciplinas que interagem entre si nos diversos conteúdos disciplinares presentes no currículo escolar em seus diversos níveis de ensino, é uma ferramenta muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Observar se existe interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física Escolar. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida na Escola Municipal “Professora Shigueko Oto Iwaki”, na cidade de Junqueirópolis (SP), e envolveu três professores, sendo um deles professor de Educação Física. Para a coleta de dados, foi usada a observação participante. A análise dos dados foi feita por meio da transcrição das observações efetuadas pelos pesquisadores. Foi verificada a interdisciplinaridade ao se trabalhar os conteúdos da Educação Física e a relação com outras disciplinas. Das 16 aulas observadas, 50% dos conteúdos foram relacionados à disciplina Matemática, 18,75% dos conteúdos foram relacionados à Língua Portuguesa e 31,25% dos conteúdos foram relacionados à disciplina de Geografia. Concluímos em nosso estudo, somado aos dados da literatura, que por meio das observações das práticas dos professores de Educação Física Escolar, com alguns professores de outras disciplinas, foi demonstrado que houve interdisciplinaridade como ferramenta pedagógica proporcionando importante fator no processo ensino-aprendizagem. Porém, para a construção desta interdisciplinaridade e a interação entre os professores das diferentes disciplinas, a implantação desta ferramenta pedagógica continua sendo uma barreira. Desta forma, novas abordagens devem ser estudadas e preparadas durante as reuniões pedagógicas nos colégios.


Palavras-chave

Educação Física. Interdisciplinaridade. Aprendizagem.


Texto completo
PDF