Login:   Senha:

Capa » Atual » Maciel

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E TEMPO NA FORMAÇÃO DE BIOFILME DE STAPHYLOCOCCUS SPP. ISOLADOS DE AMBIENTE DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Larissa Amianti de Araujo, Mayla Lopes Beneti, Dhára Cavalcanti de Oliveira, Ana Paula Marques Andrade, Caroline Lucio Moreira, Caio Ferreira de Oliveira.

Resumo

Staphylococcus aureus é considerado um dos principais causadores de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), sendo o mais virulento e conhecido do gênero. Este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade produtora de biofilme de isolados de Staphylococcus spp. e Staphylococcus aureus, de ambiente de Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo. A capacidade de formar biofilme in vitro foi realizada em placas de poliestireno de 96 poços com fundo plano em caldo TSB acrescido de 1% de glicose. Os resultados obtidos revelaram que Staphylococcus são melhores produtores de biofilme após 8 horas de incubação, e mais isolados de Staphylococcus produzem biofilme a 36°C após 24 horas de incubação que a temperatura de 20°C, no mesmo tempo, indicando que a temperatura interfira na produção de biofilme de Staphylococcus isolados de ambiente. Medidas eficazes de desinfecção do ambiente são necessárias para minimizar o risco de infecções por esses microrganismos, visto que eles foram encontrados no ambiente de UTI.


Palavras-chave

Infecção Hospitalar. Virulência. Desinfecção.
PDF