Tendo em vista que a música no contexto da Educação Infantil vem sendo trabalhada pelos professores com práticas mecânicas e estereotipadas, pesquisa-se sobre as contribuições da música para o desenvolvimento da criança no âmbito da Educação Infantil, a fim de investigar qual é a maneira mais adequada de se trabalhar com a música nesse contexto, considerando as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Para tanto, é necessário identificar a música como uma arte que perpassa pelas diferentes épocas e culturas, bem como pela vida da criança desde a mais tenra idade e refletir sobre a presença da música nas legislações brasileiras que norteiam o âmbito educacional. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Diante disso, verifica-se que a música quando bem trabalhada estimula os mais variados aspectos do desenvolvimento da criança. Evidencia-se também, que a linguagem musical deve contemplar atividades voltadas para o desenvolvimento de um ambiente musicalizador e que contribua também para o desenvolvimento da criança, o que impõe a constatação de que a música, além de ser uma arte que permeia a vida da criança desde a mais tenra idade, quando bem trabalhada colabora para o seu desenvolvimento de maneira integral. Nesse sentido, torna-se necessário que os professores repensem suas práticas e concepções, a fim de que possam levar seus alunos a usufruírem de todos os benefícios que uma adequada prática musical pode proporcionar.
Descritores
Música. Desenvolvimento. Educação Infantil
PDF