Fundec se prepara para retorno das aulas de suas unidades escolares em 2021

03/12/2020

A Fundec (Fundação Dracenense de Educação e Cultura) está se preparando para o retorno às aulas do Anglo-CID, CEP/UME e Unifadra para o ano letivo de 2021. A instituição tem monitorado a evolução da pandemia, seguindo as orientações educacionais e sanitárias vindas do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Municipal.
As equipes pedagógicas, direções e as coordenações estão trabalhando no planejamento das atividades necessárias para esse retorno, envolvendo o calendário acadêmico do próximo ano letivo, atribuição de aulas, semana de planejamento, capacitações, eventos, entre outros.

Os docentes participarão de reuniões e capacitações durante o planejamento pedagógico, proporcionado-lhes novos conhecimentos para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, sempre prezando pela qualidade.

Neste ano de 2020, a equipe da Fundec passou por várias capacitações, principalmente por oficinas focadas em questões pedagógicas e novas ferramentas tecnológicas, pertencentes ao pacote Google for Education, que no final deste ano, seguindo a visão de futuro da Fundec, passou a ser Google for Education Enterprise, englobando ainda mais recursos, ferramentas e capacitações.
Com a possibilidade de retorno às atividades presenciais dos ciclos dos anos iniciais, anos finais e ensino médio do Colégio Anglo-CID, os alunos poderão ser acolhidos e recepcionados de forma gradativa e em dias diferenciados, a fim de que esse retorno seja tranquilo e seguro para todos. No entanto, o Colégio ainda aguarda as determinações e autorizações do Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Educação para 2021.
A diretora do Anglo-CID Profa. Eulália Pires Fava disse que “Toda a equipe Anglo-CID se sente grata pelo ano letivo de 2020 que, apesar de toda a situação atípica que ainda estamos vivenciando, destacou a grande importância da parceria com os familiares. Ficou ainda mais evidente que esse tripé aluno-família-escola fez e faz toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, seja presencial ou on-line. Estamos ainda mais confiantes e fortes para a possível  retomada das atividades presenciais.”

No CEP/UME, os alunos veteranos dos cursos técnicos em Estética e em Enfermagem iniciarão suas aulas no dia 1º de fevereiro. As turmas ingressantes iniciarão as aulas em 17 de fevereiro.
A diretora do CEP/UME Profa. Julia Portari acredita que a capacitação e a experiência no uso de tecnologias digitais terão um impacto muito positivo no retorno, tanto nas aulas presenciais quanto remotas. “Assim, o processo ensino-aprendizagem fluirá de forma tranquila.”
Os alunos veteranos dos cursos da Unifadra (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Enfermagem,  Pedagogia, Psicologia e Medicina) iniciarão suas atividades no dia 1º de fevereiro. Já os ingressantes dos cursos noturnos iniciarão no dia 17 de fevereiro, e do curso de Medicina (diurno), no dia 22 de fevereiro.

Garbelini ressaltou que a expectativa para o próximo ano letivo é grande, visto que neste ano, mesmo em meio às adversidades causadas pela pandemia, tanto professores quanto alunos estavam empenhados em ensinar e aprender, mostrando que não é necessário cessar com as atividades e que a tecnologia veio para nos auxiliar cada vez mais neste processo de ensino-aprendizagem.

Todas as possibilidades estão sendo analisadas e cogitadas pelas direções e coordenações das unidades escolares mantidas, desde o retorno presencial gradativo e parcial, como também o retorno total dos estudantes, assim como, manter-se a mesma estratégia de isolamento com aulas on-line e metodologias híbridas de ensino. Estaremos prontos para quaisquer medidas e decisões adotadas pelos governos federal, estadual e municipal.