Formatura digital do CEP/UME 2021


18/05/2021


No dia 11 de maio, o Centro de Educação Profissional "Francisco Graziano Filho" (CEP) e a Unidade Modelo de Ensino (UME) promoveram a solenidade de formatura digital dos alunos de seus cursos técnicos em Enfermagem, Estética e Radiologia.

Mesmo à distância, o evento reuniu autoridades, professores, formandos, familiares e amigos neste momento de celebração para os egressos - e foi um marco da vida profissional que iniciam.

A mesa de honra foi composta por Julia Kiyomi Portari, diretora das Escolas Técnicas CEP/UME; Paulo Sérgio Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec; Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec; Cláudia Binoto Luis Scalabrini, diretora de Gestão de Pessoas da Fundec e patronesse dos formandos; Silvia de Paula Germano Momesso, paraninfa dos formandos do curso Técnico em Enfermagem; Francislene Monção de Castro, paraninfa dos formandos do curso Técnico em Estética, e Jair Kazuo Mitami, paraninfo dos formandos do curso Técnico em Radiologia.

As turmas foram apresentadas e os formandos nomeados. Em seguida, a diretora Julia Kiyomi Portari saudou os presentes e declarou aberta a solenidade.

Em sua saudação, a patronesse Cláudia Binoto Luis Scalabrini ressaltou estar muito feliz por ser escolhida e compartilhar este momento com os formandos, além de destacar a característica inovadora da instituição, que “trabalhou muito para oferecer as ferramentas necessárias para que vocês pudessem realizar o sonho de conquistar a desejada profissão, mesmo em tempos tão incertos”.

E afirmou: “tenho convicção de que vocês saem da instituição com uma formação de qualidade para desempenhar sua profissão e se destacar no mercado de trabalho. Desejo que além de muito competentes, vocês sejam, acima de tudo, muito felizes e realizados”. Finalizou com o agradecimento aos pais e familiares que “apostaram no sonho de vocês e confiaram ao CEP/UME esse período fundamental de formação”.

Técnico em Enfermagem

Na mensagem aos Técnicos em Enfermagem, Silvia de Paula Germano Momesso disse que o convite para ser a paraninfa da turma foi uma honra e um reforço positivo enquanto profissional e pontuou: “Enfermagem é uma profissão que exige saber trabalhar em equipe e uma reflexão constante. Para trabalhar com pessoas é preciso entendê-las”.

Alertou aos novos profissionais “desenvolvam a clareza, a coragem e a sensibilidade”. E disse ainda: “Na Enfermagem, a todo momento se coloca à prova sua capacidade de amar a vida. Pelo amor que têm a ela, vocês devem se atrever a vivê-la. Vivam a vida e não as doenças! Quando entrarem no hospital, o primeiro pensamento é a vida. Sintam garra, força na vida. Tenham o desejo de cuidar”, finalizou.

O juramento do curso Técnico em Enfermagem - cuja turma leva o nome da Profa. Jacqueline Maria de Souza - foi feito pela formanda Raissa Costa da Silva.

Técnico em Estética

Os Técnicos em Estética escolheram como paraninfa Francislene Monção de Castro, que destacou em sua mensagem: “vocês fazem parte de um grupo seleto que atua no embelezamento e na saúde do indivíduo”. Ela também chamou a atenção dos formandos: “vocês finalizaram uma parte da jornada e estão começando uma nova etapa que exige dedicação, estudo e muita consciência”. E finalizou incentivando para que “não deixem de buscar o conhecimento, dominem sua área de atuação. Transformem vidas, façam o bem em primeiro lugar! O sucesso surge com naturalidade. Não tenha medo de ousar. Sejam e façam a diferença”.

O juramento do curso Técnico em Estética - cuja turma leva o nome do Prof. Caio Ferreira de Oliveira - foi feito pela formanda Livia Renata Franzoni.

Técnico em Radiologia

Jair Kazuo Mitami falou aos formandos de Radiologia e destacou a grande honra em ser o paraninfo da turma “em especial porque foi nesta escola que fiz meu curso como aluno e, como professor, pude ensinar profissionais que já estão no mercado de trabalho - até alguns colegas de profissão que estão atuando comigo”.

Ressaltou o orgulho pela profissão, pontuou a importância do curso e afirmou que o atendimento humanizado é o grande segredo: “aprendi a humanização, a dar atenção, a mostrar respeito e ética e a, como técnico, operar e preparar equipamentos para fazer diferença ou fazer diferente o que todos fazem igual”. Lembrou que o amor contagia: “tudo que realizamos com amor prospera e dá certo. É assim que se deve fazer no dia a dia - aplicar o que aprenderam com perfeição!”

Pediu aos novos colegas de profissão para que “não se esqueçam das possibilidades do curso de Radiologia” e citou algumas áreas onde podem atuar, como radiologia veterinária, dental, raio-x convencional e industrial. E declarou: “invistam em vocês! Tudo pode ser tirado de vocês, exceto o conhecimento. Com o tempo compreendemos a importância do estudo e seus resultados positivos. Não tenham medo de tentar, de insistir, voem alto, hoje vocês são técnicos em Radiologia”.

O juramento do curso Técnico em Radiologia – cuja turma leva o nome da Profa. Raissa de Oliveira Mantovani - foi feito pela formanda Gabriela Soares Silvério.

Encerramento e homenagens

Representando todos os formandos, Jennifer de Souza Mariano da Silva foi a oradora de 2021 e expressou gratidão e admiração aos professores e coordenadores dos cursos, além de uma mensagem aos colegas: “jamais desistam, nossa vida está em constante mudança e cada etapa exige adaptação, coragem, persistência e personalidade. Somos capazes de modificar a realidade, então vamos à luta!”

Todos os anos, a direção do CEP/UME homenageia o aluno com o melhor desempenho acadêmico de seu curso, com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito. Foram eles: Alzira Bueno de Godoy da Silva (Técnico em Enfermagem), Vania Lucia da Silva (Técnico em Estética) e Evandro Caldeira Bragatto (Técnico em Radiologia).

Paulo Sérgio Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec, ressaltou que “é em momentos como este, de formatura, que experimentamos o sentimento de dever cumprido e isto nos motiva a continuar a inovar buscando novas metodologias, aprimorando as técnicas para servir sempre e melhor”.

E falou aos novos profissionais que “por onde passarem e prestarem os serviços de estética, enfermagem e radiologia levarão o nome da Fundec, porque são filhos desta casa, nos momentos de crítica e de elogios. Para nós é um orgulho quando a formação ministrada aqui é valorizada em outros lugares pelo bom desempenho de nossos ex-alunos. Parabenizo a cada um de vocês por esta conquista”.

Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec, lembrou que apesar dos problemas causados, a pandemia “trouxe muitos ensinamentos, principalmente na área da Educação”. A nova geração merece um novo tratamento. Recuperamos um atraso de mais de 50 anos na Educação. E acrescentou: “a educação é contínua, não parem de estudar. Quem para está fadado a desaparecer do mercado”. Fechando, desejou “muito sucesso na vida de vocês”.

A diretora do CEP/UME e presidente da cerimônia, Julia Kiyomi Portari, agradeceu a presença de todos nesta solenidade, desejou muito sucesso aos novos técnicos e informou que a transmissão seria encerrada.

Quem quiser rever ou compartilhar com os amigos, a apresentação da cerimônia continua disponível no YouTube: https://youtu.be/kW0aL2ggzA0


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9023

OUVIDORIA